O PICADEIRO DAS CINZAS: UM ROMANCE HISTÓRICO (Capítulo 1)

O PICADEIRO DAS CINZAS

Cap. 1

Prefácio

(Por Erick Bernardes)

Nesta próxima segunda-feira, dia 4 de março, começa o romance O picadeiro das cinzas, aqui nesta coluna. Trata-se uma ficção que utiliza o pano de fundo sobre a maior tragédia envolvendo circos que já aconteceu: o incêndio do Gran Circus Norte-Americano. O contexto da ação de fato acontece na mesma época em que o acidente ocorreu, em dezembro de 1961, mas qualquer semelhança com dados históricos é mera coincidência. Como se sabe, todo romance é uma invenção do seu criador, mesmo que o seu autor esteja jogando com a palavra o tempo todo, mas tudo pode acontecer nesse mundo de fatos inventados. Em resumo, são três as palavras em que posso descrever o que você irá ler divertidamente: amor, drama e aventura.

Cada semana você contará com um texto curto que ao mesmo tempo é um capítulo do romance. Esses capítulos serão apresentados no site do Diário da Poesia como se fossem quadros, quero dizer, cenas tais quais em teatro ou picadeiro. Essas histórias tratarão da memória triste de personagens ficcionais residentes em Niterói e São Gonçalo de um passado não muito distante de nós. Antes do início de cada cena você encontrará uma chave na forma de um poema do tipo HAICAI. Esses poemas são textos inspirados na literatura japonesa, eles possuem três frases que são enigmas para um mergulho nessa história surpreendente feita exclusivamente para você. Então, caros leitores e leitoras, sejam bem-vindos ao mundo do circo, onde a fantasia é só uma miragem do tempo e do espaço da criação literária.

Este capítulo e muitos outros se encontram no Portal: http://diariodapoesia.com.br/crontos/

Visite também o site de Erick Bernardes: https://escritorerick.weebly.com/