AMANDA IV - ANDRÉ XIII-PARTE 2

II – ANDRÉ

André ergueu a cabeça e virou para trás. Quando viu Otávio, virou o rosto novamente e se levantou.

- Eu vou... curtir um pouco o que me resta do baile.

- Está fugindo de mim, André? - Otávio perguntou.

André deu um leve sorriso e balançou a cabeça negativamente.

- Não, claro que não.

- Então fica, eu não mordo... não mais.

Marco ficou impassível olhando para os dois e imaginava que quando estudava com eles nunca tinha ficado tão perto dos dois numa situação como aquela.

- Nada a ver. Meu pai pagou e fez questão que eu viesse a esse baile, então eu quero curtir o que eu puder.

Otávio concordou, balançando a cabeça, sorrindo.

- Você está bem? - André perguntou.

Ele deu de ombros e olhou para Marco, ainda olhando para eles sem se intrometer.

- Assustado? - Otávio perguntou a ele.

Marco riu e se levantou.

- Qual a graça?

- Nada... É que eu estava pensando... que se a gente tivesse feito isso no início do ano passado, muita coisa não tinha acontecido.

- Feito o quê?

- Conversado... como gente... Como adolescentes que estudavam na mesma sala de aula. Como colegas de colégio... que era o que a gente era.

Otávio e André se olharam e concordaram intimamente, mas Otávio ponderou:

- Se a gente tivesse se entendido como colegas de colégio no ano passado... você não estaria casado com a Amanda agora...

Marco sustentou seu olhar e respirou fundo. Aquilo não deixava de ser verdade.

Caio aproximou-se deles e percebeu a tensão que havia entre os três, mas mesmo assim interferiu:

- Está tudo bem aqui? Vocês estão bem? Eu convidei você, Otávio, com a condição de você deixar o Marco em paz...

Marco e Otávio riram ao mesmo tempo e Otávio falou:

- Relaxa, cara. Ninguém está brigando, aqui. Está tudo bem.

- Sério, Marco? - ele perguntou.

Marco balançou a cabeça, confirmando e sorriu.

- Vem, André, vamos tirar a foto com todo mundo, Caio disse. - O pessoal todo está lá fora. Vem!

André olhou para os dois que ainda olhavam um para o outro e seguiu Caio que já se afastava deles, puxando o colega pelo braço.

- O Caio parecia morrer de medo de você, Marco observou. – Que mudança.

- Ele é um bom garoto. Sempre foi. A idiotice era passada de mim por osmose.

Otávio sentou-se à mesa e colocou refrigerante num copo e bebeu, fazendo uma careta logo depois de tomar.

- Argh! Não tem cerveja aqui?

- Isso é um baile de formatura, não é uma boate.

- É... Cadê a Amanda?

- Lá fora, tirando foto com a turma.

- Ela está linda, Otávio disse, com a expressão pensativa, olhando para lugar nenhum no meio do salão.

Marco franziu a testa e só não disse nada porque viu que ele não pareceu ter tido a intenção de provocar nem ofender. Quando Otávio percebeu que quem estava a seu lado era o marido da moça, procurou corrigir o ato falho.

- Desculpa, saiu sem querer.

Otávio começou a observar o comportamento de Marco e perguntou:

- Você não está bem, não é? Está calado, falando o mínimo possível. Eu sei que não sou a sua companhia preferida, mas... o que foi que houve?

Marco sentou-se novamente numa cadeira ao lado dele e apoiou os braços nos joelhos.

- Você pretende se casar com a Lídia, Otávio?

- Ah, eu sabia que ela tinha te balançado.

- Você tem que fazer alguma coisa por ela. A garota perdeu a vontade de viver... e tem uma criança na barriga dela sentindo tudo isso.

- Isso não é inteiramente minha culpa, Otávio disse, com um sorriso quase imperceptível. – Ela não me ama.

Marco baixou os olhos para o chão e os fechou. Otávio continuou:

- Eu já pedi várias vezes, mas ela não quer e eu não vou insistir. Até a família dela não concorda com isso. Não apoiam o que eu fiz. Só querem que eu assuma as despesas com o bebê e é o que eu vou fazer.

- E... se ela morrer? Porque parece que ela está... definhando, desistindo da vida. Ela tem dezoito anos, caramba!

Otávio bebeu mais um gole do refrigerante e ficou sério, olhando para as pessoas que se divertiam a sua volta.

- O que você faria?

Marco ergueu a cabeça e voltou a olhar para ele.

ANDRÉ

PARTE II

DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS

SEJAMOS, TODOS, LUZES NA ÁRVORE DE NATAL DO CRISTO!

OBRIGADA SEMPRE

Velucy
Enviado por Velucy em 10/12/2018
Código do texto: T6523244
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.