RP - GILBERTO - PARTE 20

GILBERTO

PARTE XX

(amizade e inconfidência)

Leda fica pálida e estática. Seu coração bate forte, porque é difícil acreditar naquilo. Não acredita que o homem dos seus sonhos, mesmo que platonicamente, vai se afastar dela.

- O senhor... vai embora? Vai sair... de férias?

- Também... Já subi agora e pedi pro Recursos Humanos lançar férias no meu prontuário a partir de amanhã, mas depois eu não volto mais. Depois eu queria que você ou alguém passasse alguns prontuários meus pro Júlio. Eu tenho umas pacientes que gostaria que ele cuidasse com mais atenção e...

Leda sente uma vertigem e desmaia. Miguel se apressa e corre para acudi-la.

- Leda!

Pega a moça no colo e a coloca sobre a maca. Procura reanimá-la, esfregando seus pulsos com álcool e fazendo-a cheirar a substância também com uma gaze umedecida.

Mais assustado que ela, ele a vê acordar minutos depois. Leda abre os olhos e ele prontamente pergunta:

- Você está bem?

Muito envergonhada, ela tenta se erguer na maca e diz, sem conseguir olhar para ele, ajeitando os cabelos.

- Não sei... Não foi nada, eu... não comi nada hoje de manhã. Deve ter sido isso. Saber que o senhor... vai embora da Santa Casa... Vai ser uma perda muito grande pro hospital. Eu me surpreendi, só isso. Me desculpe, já passou.

- Passou mesmo? - ele pergunta, sinceramente preocupado.

Ela desce da maca e sorri sem vontade.

- Pra onde... Pra onde o senhor vai?

- Não sei ainda, mas eu mando notícias.

Ela fica algum tempo olhando para ele e seus olhos começam a se encher de lágrimas. Antes que elas rolem, ela sai apressada de perto dele. Miguel, ainda tonto pelo ataque de paixão da enfermeira, pega sua valise e sai também.

O médico segue para a pensão onde mora e se despede de dona Guiomar que não se conforma com a sua partida repentina e, embora ele não tenha entrado em detalhes sobre o motivo de sua ida, ela chora muito quando recebe de suas mãos o cheque que paga o último mês de sua estadia na pensão.

Depois de uns quinze minutos de despedida, Miguel parte para Poços de Caldas para a casa de sua mãe a quem explica resumidamente tudo que aconteceu. Fica algum tempo com a mãe para se refazer das últimas emoções e depois pretende ir para São Paulo, encontrar-se com Lúcia.

Logo depois da saída de Miguel do hospital, Leda volta até o consultório dele e se debulha em lágrimas ao pensar que o homem da sua vida não vai mais trabalhar a seu lado. Em seguida, revoltada, num ataque inesperado de coragem misturada com raiva, vai até o hospital Santa Mônica e sobe até a sala de Jairo para falar com ele. O cardiologista se surpreende com sua aparição súbita.

- O que significa isso, senhorita Leda?

- Preciso falar com o senhor...

- Falar o quê?

- Preciso lhe perguntar uma coisa... O senhor teve alguma coisa a ver com a saída do doutor Miguel da Santa Casa?

Jairo fica olhando para ela e procura não responder imediatamente.

- O que a senhora tem a ver com isso?

- Por favor, só me responda, doutor.

- Eu só o dispensei do meu hospital. Por quê?

- Eu posso saber por quê?

- Eu acho que isso não é da sua conta.

- Tem a ver com o doutor Cláudio e a Mônica?

Jairo se levanta e sai de trás da mesa, aproximando-se dela.

- Tem, tem tudo a ver com eles. Eu preciso saber onde está minha filha e ele com certeza sabe e não quis me dizer.

Leda sente o ciúme comer sua alma. Miguel foi capaz até de perder o emprego para proteger Mônica e isso a deixa despeitada.

Como, durante o curto tempo que esteve com ela, Mônica, confiando na amiga, disse a ela onde estava em São Paulo para poderem se comunicar depois, ela decide se vingar.

- Eu sei onde ela está, doutor.

Jairo sente as esperanças renascerem e se aproxima mais dela.

- Sabe? Como sabe?

- Ela veio com o doutor Cláudio quando ele visitou o pai na Santa Casa.

- A minha filha veio com ele, então?

- Veio, sim, senhor. E ela me deu o endereço deles lá...

- Lá onde?

- Em São Paulo.

- E você... pode me dar esse endereço?

Leda pensa por um momento e ainda lamentando a falta que a ausência de Miguel vai provocar em sua vida, dela diz:

- Se o senhor quiser...

RETORNO AO PARAÍSO – GILBERTO

PARTE 20

OBRIGADA PELA COMPANHIA!

BOA TARDE!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 29/05/2018
Código do texto: T6349879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.