RP - GILBERTO - PARTE 16

GILBERTO

PARTE XVI

Gilberto empurra a cadeira até perto da cama onde Wagner está sentado e suspira.

- Mas não é sobre isso que eu quero falar com você. Tem tanta coisa melhor pra dizer... Tanta coisa que eu quero saber... Quero perguntar... Que é que você está fazendo em São Paulo?

- Meu irmão está morando aqui.

- O Cláudio?

- Ele mesmo. É o único que eu tenho.

- Então eu vou poder te ver sempre agora?

- Talvez...

- Que bom!

- Também acho.

- E... a turma? Leonardo Santarém, Guto, o outro Beto... as meninas...

- Todos bem. O outro Beto... vai se casar agora em janeiro.

- Mesmo. Com quem?

- Que é que você acha? Com a Sandra, claro.

Gilberto toma um ar se surpresa desapontada.

- Com a Sandra?

- É, a filha do seo Artur.

- Eu sei quem é.

- Eles já namoravam quando você saiu de lá. Não lembra?

- É, lembro... mas não pensei que fosse dar em casamento. Ela era tão menina...

- Mas não é mais. Todo mundo cresceu, meu amigo. O Beto tem vinte e um, como você, e ela quase isso. Aliás, todo mundo da turma se meteu em fria esse ano, ele diz com um sorriso debochado.

- Todo mundo, como assim?

- É, o pessoal mais chegado nosso. O único que não está com a aliança na mão direita sou eu. O Leo e o Guto vão se amarrar também. Não sei quando, mas vão.

- E isso não é bom? Se vê que todo mundo criou juízo então.

- Que nada. Estão pior que antes. Só quero ver no que vai dar. Se daqui um ano não estiverem registrados no cartório de Casa Branca mais dois desquites, não sei de nada.

- Você não acredita que vá dar certo?

- Nenhum deles está preparado pra se casar, Beto. Mas enfim... o problema é só deles. Eu já lavei as minhas mãos faz tempo.

- E seu irmão? Já tem filhos?

- Vai ter em... maio, acho, ele responde rápido, sem querer se estender no assunto.

- Minha mãe fala muito nele. Ela sempre achou que o Cláudio era o rapaz exemplo de toda Casa Branca. Que eu e o Gustavo deveríamos seguir o exemplo dele e coisas assim. Ele ia se formar médico no ano... em que saímos de lá...

Wagner procura desviar o assunto.

- O Gustavo já se formou?

- No ano passado.

- Médico também?

- Dentista. Tem um consultório na Lapa.

- Que ótimo.

- E você?

- Eu? Me formo daqui seis anos.

- Seis anos?! Como assim?

- Consegui passar no vestibular esse ano, ele diz, rindo.

- Perdeu esse tempo todo fazendo o quê?

- Vivendo, meu amigo. Escreveria um livro se fosse pra contar. Passei os três anos mais gostosos de toda minha vida. Sem encucar com livro, prova e... professor, o que é mais importante.

- Você nunca teve talento pra isso mesmo. Acha que vai dar agora?

- Tem que dar. Eu quero... não, eu não quero, eu preciso sair de casa. Sair da fazenda. Vou me desligar do meu pai de vez como dependente herdeiro. Se eu for ficar na fazenda agora, vai ser pra trabalhar. Por isso que eu prestei pra Agronomia.

- Isso também é muito bom, Gilberto diz, com uma ponta de tristeza na voz.

Wagner se cala percebendo isso e acha que foi inconveniente. Procura mudar de assunto.

RETORNO AO PARAÍSO – GILBERTO

PARTE 16

OBRIGADA PELA COMPANHIA!

BOM DIA!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

ESPERANÇA PRO NOSSO PAÍS!

Velucy
Enviado por Velucy em 28/05/2018
Código do texto: T6348441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.