RP - GILBERTO - PARTE 3

GILBERTO

PARTE III

Cláudio fica pensando no que Wagner disse e tem que admitir que ele tenha razão.

- Filho? Algum problema?

- Não, nenhum...

- Você ficou calado de repente.

- Pai... se você nunca levar nada que o Wagner fala a sério, ele nunca vai crescer. Por que você não faz por ele o que fez por mim? Ele é tão seu filho quanto eu. Você não se importa com ele.

- Foi ele quem te disse isso?

- E eu acabei de descobrir que é verdade.

Leonardo fica nervoso.

- Ele só tem feito bobagem desde que chegou da Europa.

- O Wagner só está confuso com uma série de coisas e você devia ter uma conversa séria com ele.

- A última vez em que tive uma conversa séria com ele, sofri um enfarte... Ele sabia mais do que você, com o que poderia estar confuso?

- Talvez ele esteja querendo saber o lugar dele nessa história, pai, pra você. Do seu ponto de vista. Ele é seu filho e filho de Christy Russel. Será que você não está transferindo parte da raiva que sentia dela pra ele, em forma de indiferença?

- Eu amo meus filhos de modo igual, Cláudio, não me venha você também com tolices.

- Não é isso que eu estou sentindo. Pelo menos Wagner não vê desse modo. O fato de eu ter ido morar longe daqui com dezoitos anos, não me deixou ver no dia a dia o que estava acontecendo, mas você se desligou dele e não é de hoje. Se ele tivesse recebido a mesma educação, o mesmo tratamento que eu tive, não seria como é hoje. Você largou o garoto de mão e deixou que ele fizesse o que bem entendesse da vida.

- Ele sempre teve tudo e aproveitou bem, pelo que eu sei... Nunca reclamou. Muito pelo contrário. Usou e abusou disso. Será que eu vou ter que me arrepender também de tê-lo soltado, como tenho que me arrepender de ter prendido você? Afinal de contas o que está certo?

- Eu não sei... mas a culpa não é dele do que aconteceu com você no passado. Ele é o menos culpado. É tão vítima quanto eu e se meteu nisso tudo por... acidente. Ele não pode pagar pelos erros que você e a mãe dele cometeram.

- Não fui eu que impus essa culpa a ele. Foi o bisavô dele que ressurgiu das cinzas pra mexer no que estava morto e enterrado.

- Será que estava morto e enterrado mesmo, pai? Tem gente que você matou... que está bem viva agora.

Leonardo olha para o filho por um instante, levanta-se e sai da mesa, nervoso, subindo.

- Meu Deus, de novo não... fala Magda, aflita.

- Fique tranquila, Magda. Se ele tivesse que ter uma recaída já teria tido.

Ele se levanta e pega a mão de Mônica.

- A gente vai até a casa do Lopes e da Carolina ver como está o bebê deles. Sobe lá e vê se ele precisa de alguma coisa. Qualquer novidade me chama.

Ele sai da casa com Mônica e vai até a casa de Lopes.

Pouco antes das nove horas, os peões que estão no pasto tocando o gado e vêem passar, pela estrada lateral, o carro de Bárbara e vêem Tânia dentro dele. Lopes avisa aos outros que vai até a casa grande avisar Leonardo e Cláudio da chegada dela. Ele pega uma trilha e chega em poucos minutos na casa.

Leonardo já desceu e está sentado na varanda.

- Bom dia, patrão.

- Bom dia, Lopes. Algum problema?

- Patrão, acabamos que ver o carro da dona Bárbara vindo pra cá.

- Bárbara?

- É, mas quem está dentro dele é a dona Tânia.

Leonardo se levanta e olha na direção do portão principal da fazenda.

- Quer que eu vá avisar o doutor Cláudio? - Lopes pergunta.

- Ele está na sua casa com Carolina. Vá sim.

Lopes vai avisar Cláudio.

- Tem certeza que era ela? - ele pergunta.

- Tenho, sim, senhor. Ela está dirigindo o carro da mãe, mas é ela mesmo.

- Meu Deus... ele diz, colocando a mão na testa, preocupado.

Ele olha para Mônica que está com o bebê de Carolina no colo e diz:

- Fique aqui.

- Tem certeza? - ela pergunta. - Não é melhor a gente ir junto pra acabar logo com isso?

- Não. Não sai daqui.

- Está bem.

Ele a beija e acaricia o rostinho do menino, afastando-se em seguida.

RETORNO AO PARAÍSO – GILBERTO

PARTE 3

OBRIGADA PELA COMPANHIA!

BONS PENSAMENTOS NOS ACOMPANHEM!

DEUS NOS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 24/05/2018
Código do texto: T6345050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.