Madame Paula

Uma mulher misteriosa de nome Renata que vive na capital de Belo Horizonte é o fio condutor desta história de amor, ódio, vingança e sede por poder e status.

A história começa em 1998 quando Renata uma prostituta de uma casa noturna engana sua vizinha e amiga da favela onde mora.

Paula recebe um convite para ser governanta na casa dos Ribeiros de Sá proprietários de grandes fazendas na região do sul de Minas.

Convencendo a amiga de que cansou da vida de prostituta e que quer ser mulher direita, ela sugere ir com Paula para ver se consegue um trabalho de doméstica na imensa Fazenda dos Ribeiros de Sá que fica na pequena cidade de nome Amiga Solidão.

Mas o que a pobre mulher não sabe é que tudo não passa de um plano sórdido de Renata que na verdade é uma assassina que matou no passado o homem que a violentou e que está indo para aquela cidade com dois objetivos: se tornar uma madame da alta sociedade e tornar impossível a vida de Virgínia uma menina negra de nove anos que está ligada ao passado de Renata.

No caminho para a cidade Renata leva a amiga Paula até o alto de uma montanha e a joga lá de cima, depois com os documentos em mão se torna Paula Silveira a respeitada governanta dos Ribeiro de Sá.

Na fazenda vive Sebastião Ribeiro de Sá, o patriarca, a esposa Estela. Uma mulher doente e de saúde muito fraca. Vive também o pequeno Luís Ribeiro de Sá único filho do casal.

Na casinha dos fundos vive Sófia , a cozinheira da Fazenda com seu marido Josemar, o capataz e a filha adotiva deles: uma garotinha negra de nove anos.

Logo que chega a casa com o nome de Paula, Renata passa a fazer de tudo para conquistar os donos da casa.

Cuidando pessoalmente da medicação da patroa Estela, a falsa Paula troca os remédios e acaba lhe matando. Anos depois casa se com Sebastião e ao virar a dona da Fazenda sua máscara cai e ela começa a tratar mal todos os empregados inclusive a menina Virgínia. Ao perceber a amizade e o amor que existe entre o pequeno Luís e a garota Virgínia, ela faz parecer que a garota é uma ladra e uma péssima influência para Luisinho. Convence então Sebastião a mandar Luís para um colégio interno na capital separando o casal.

Sofrendo muito Luís vai embora odiando Paula e jurando voltar para se casar com Virgínia.

Virgínia por sua vez apesar de querida por Sebastião será sempre alvo das maldades e intrigas de Paula.

Após vinte anos Virgínia namora Pedro um moço simples do campo e planeja se casarem, já que Virgínia pensa que Luís a esqueceu pois as cartas dele nunca chegarem até ela e nem as dela até ele já que Paula com a ajuda de Josemar intercepta as cartas.

Sofia mãe adotiva de Virgínia defende a filha das maldades de Paula é não consegue entender o motivo de tanto ódio. O único que sabe o segredo de Paula é Josemar pai adotivo de Virgínia que passa a maior parte da história como cúmplice de Paula.

No entanto Luís volta vinte anos mais tarde noivo de Linda , uma moça fria e egoísta da capital.

Mas tudo se complica quando Paula agora com 50 anos acaba se apaixonando pelo enteado um homem viril e lindo que ficará dividido entre o doce amor de Virgínia e o desejo sexual pela madrasta.

Intrigas, paixões e maldades norteiam essa história e na medida que explode a paixão de Paula pelo enteado e Luís se redescobre ainda apaixonado por Virgínia as maldades contra está se intensificam por parte de Paula. Planejará a prisão da moça. Mandará sequestra-la, convencera o primo e rival de Luís, Roberto a sequestrar o filho de Virgínia a obrigando se casar com ele. Entre outras maldades.

No meio de tudo isso Josemar se revolta e ameaçando contar o segredo de Paula acaba sendo morto por ela com uma facada nas costas. Sófia a mãe adotiva de Virgínia tem o mesmo destino acaba jogada da varanda da casa por Paula.

Linda cúmplice de Paula em suas maldades no começo acaba sendo assassinada por ela após descobrir a paixão de Paula pelo enteado e a verdadeira identidade daquela que se auto nomeia Madame Paula Ribeiro de Sá.

Linda é morta enquanto toma banho numa banheira, Paula joga o rádio dentro e ela morre eletrocutada.

Após tanto sofrimento Virgínia conseguirá se libertar da obsessão doentia do maldoso Roberto e depois de descobrir o paradeiro de seu filho com Luís se separa dele.

Roberto acaba preso pelo sequestro do garoto Augusto, mas foge da cadeia e influenciado por Paula tenta matar Virgínia e o filho, mas durante um embate com o mocinho Luís acaba morando com o disparo acidental de sua própria arma.

Louca de desejo pelo enteado e após ser desmascarada por Virgínia, Paula tenta envenenar o marido Roberto, mas uma das empregadas trocam as taças de lugar e Paula acaba sendo envenenada.

No hospital agonizando ela declara seu ódio por Virgínia revelando seu maior segredo: Virgínia é sua filha, fruto do estupro que ela sofreu de seu padrasto.

Reafirmando seu ódio e desprezo por Virgínia e após declarar seu amor eterno por seu enteado, ela morre amaldiçoando sua filha Virgínia a quem ela chama de aberração.

Final: Sebastião se casa com um amor do passado Adriana uma mulher íntegra, rica e que tem muito carinho por Virgínia já que está foi seu braço direito e diretora da escola particular de sua propriedade.

Virgínia e Luís se casam e tem mais 3 filhos vivendo feliz para sempre.

Personagens principais:

Madame Paula: Mulher fria, egoísta e assassina capaz de qualquer coisa para deixar seu passado de prostituta e se tornar uma grande madame. Sua perdição é o desejo que sente pelo enteado e o ódio que sente pela filha negra fruto de um estupro.

Virgínia: moça doce, inteligente e valente. Sofrerá muito até encontrar seu final feliz com Luís.

Luís: jovem impulsivo, sedutor, viril e ardente. Nutre um grande Amor por Virgínia mas se deixará levar pela relação de ódio é desejo que sente pela madrasta. Mas no fim descobrirá que seu grande amor é mesmo Virgínia. Termina tudo com Paula, perde perdão ao pai e se casa com seu grande amor.

Sebastião Ribeiro de Sá : Rico fazendeiro se deixa levar pelas armações de Paula e acaba se casando com ela. Mesmo nunca tendo esquecido seu amor do passado Adriana.

Roberto: rival de Luís no amor de Virgínia, se une a Paula para separar os dois e numa certa altura vira amante de Linda e obriga Virgínia a se casar com ele.

Linda Prudente de Meireles: A típica loira má. Está noiva de Luís por puro interesse já que sua família se encontra falida. Ao ser rejeitada trai Luís com seu primo Roberto, o amigo dele Leonel e com seu ex amante Armando.

Leonel filho de Adriana, bom moço, porém imaturo se envolve com linda e quando resolve revelar o caso para o amigo, acaba caindo numa armadilha de Paula que se fazendo passar por Luiz lhe convida para o xalé de propriedade da família e lá lhe dá um tiro a queima roupa. Roubando seus pertences para fazer parecer que o motivo do assassinato seria simplesmente roubo.

Armando: Ex amante de Linda vem atrás dela para conseguir dinheiro. É o típico jigolô e quando se depara com Paula fica alucinado por ela e após descobrir o passado dela e pedir dinheiro acaba recebendo uma facada nas costas e sendo enterrado nas terras da Fazenda com a Judá do capataz Josemar que tempos depois teria o mesmo destino.

Luana: melhor amiga de Virgínia, é professora como ela. Namora Leonel mas é apaixonada por Pedro que por sua vez ama Virgínia.

Pedro: rapaz simples do campo, se apaixona por ela e acabam ficando noivos mas são separados pelas intrigas de Roberto e pelo amor que Virgínia sente por Luís. No fim acaba se apaixonando por Luana e se casa com ela.

Marcos Welber
Enviado por Marcos Welber em 20/03/2018
Reeditado em 05/06/2018
Código do texto: T6284980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.