RP - TESTAMENTO - PARTE 27

TESTAMENTO

PARTE XXVII

Continuação da leitura da carta de Mr. Russel a Wagner:

“Wagner Valle não tinha como pagar a dívida que agora tinha comigo, pois a quantia era exorbitante, e Bartley lhe fez uma proposta. Sua fazenda seria o pagamento. Ele não teve escolha. Teve que aceitar e a fazenda Renascença, como era chamada na época, passou a ser propriedade minha.”

Wagner para de ler e se deita na cama, chorando, com o rosto escondido no colchão. Não conseguia acreditar que o bisavô estava falando de seu pai. Ele não conhecia aquele Leonardo. O que o fazia quase sentir respeito e quase medo do pai, era justamente sua conduta correta, a lisura com que guiava seus negócios e o carinho que tinha por seus empregados e recebia deles. Não podia ser o mesmo homem.

Ergue o corpo, levanta-se de novo e continua a leitura.

“Para não deixar Wagner Valle, e consequentemente minha neta, na miséria, sem um lugar para morar, dei a ela a fazenda, com a condição que Wagner continuasse administrando tudo. Ele concordou e assim foi feito. Os Valle continuaram morando na fazenda Renascença.

Mas, três meses depois desse acordo ser selado, o velho descobriu que na cidade havia uma moça que havia tido um filho de Leonardo. A criança nasceu um mês depois do casamento de minha neta com Leonardo e, antes de morrer, Wagner obrigou o filho a legitimar a criança e a levou para a fazenda para que eles a criassem. A moça saiu da cidade devido à vergonha e Wagner adoeceu e morreu de desgosto meses depois.

Foi a partir desse momento que Christy começou a se conscientizar do cafajeste com quem havia se casado e a se arrepender. Começou a odiá-lo e à criança que o sogro tinha colocado dentro de casa para que ela criasse, tentando corrigir o erro do filho. Tudo começou a ruir. Ela não voltou mais para Londres, porque pensou que eu não a receberia mais e pela vergonha. Enganou-se amargamente. Ela então começou a definhar, adoecer, e devo imaginar que sofreu muito nos próximos sete anos. Ainda não entendi como Leonardo conseguiu engravidar Christy no final das contas, mas acredito que ela tenha tido no fim de sua vida só mais essa alegria. Esperar pelo seu nascimento. Ela colocou em você o nome do homem que a tinha recebido em sua casa com tanto carinho e que tinha também sido vítima do seu pai. Christy morreu, deixando você órfão com seis meses de idade.

Foi você que salvou seu pai da miséria. Se minha neta não tivesse tido filhos no casamento, seu pai não teria mais nada agora. Seria um miserável sem onde morar, pois eu lhe teria tirado a fazenda e tudo que havia dentro dela. Deixei-a com ele por sua causa. Não permitiria nunca que meu bisneto passasse fome e sofresse. Mas jurei me vingar de seu pai pelo que ele fez a mim e à minha neta. Demorou, mas esse dia chegou. Você vai terminar isso para mim. Sei que você tem uma ótima imagem dentro de você, de seu pai, de seus irmãos, de sua madrasta, da sua família no geral, mas ninguém sabe dos erros que Leonardo Valle cometeu. Das pessoas que ele fez sofrer. Das famílias que ele destruiu com sua irresponsabilidade. Mas sei também que só a vergonha de você saber de tudo agora, já será para ele um bom castigo. Eu não me esqueço e nunca me esquecerei do que ele fez a mim e a minha Christy. Do que ele fez com meu nome colocando-o num filho que não era dela e negando-o ao filho que realmente merecia e tinha direito a ele.

A mãe do filho bastardo de Leonardo está viva e mora hoje num bairro de São Paulo, em condições precárias. Eu gostaria que você, com a ajuda de Bartley, a procurasse e a ajudasse como puder. Agora você pode. Faça por ela o que seu pai não fez. Não será difícil encontrá-la. Bartley sabe de todos os detalhes.

Desde que você nasceu, venho seguindo seus passos, seus gestos, suas palavras, suas ações através de agentes meus na Inglaterra e no Brasil. Hoje conheço você em tudo, nas qualidades e nos defeitos. Percebi, pelo pouco que vi em você, que está sendo bem criado pelo seu pai. Era o mínimo que ele podia fazer para honrar a memória de minha neta, mas sei também que, pelo seu caráter, você encontrará o caminho certo que não será o que ele foi.

Nosso pouco tempo de convivência me fez ter certeza de que você é um verdadeiro Russel. É meu bisneto não só pelo sangue e eu me orgulho de você. Você me trouxe minha Christy de volta. Eu a vi dentro dos seus olhos e sei que você não vai me desapontar.

O destino do seu pai está agora e suas mãos. Imagino o que você deve estar sentindo nesse momento. Compreendo e sinto muito pela tristeza que lhe causou a leitura dessa carta, mas não podia deixar impune um homem que tanto mal me fez e à minha família.

Espero que Deus me permita descansar em paz. Tudo que tive nessa vida está em suas mãos e nas mãos de Gart, meus herdeiros reais. Você e Garret merecem o que têm e eu me sinto feliz por isso.

Quero que cuidem bem de Linda. Não diga nada a ela sobre o que eu vou dizer agora, mas eu não acredito que ela vá se casar com Teo. Ele não serve para ela, apesar de amá-la do seu jeito torto. Existe alguém muito mais indicado para ela e espero que você também tenha captado isso. Eu a amei como neta e quero que você a ame como irmã. Sou muito grato a ela e a todos os meus rapazes da guarda. Transmita a todos eles meu amor e meu respeito.

Não se assuste com a quantidade de encargos que eu coloquei em suas mãos. Não será difícil realizá-los. Sei que você irá cumpri-los bem. Eu estarei com você.

Deus o abençoe e proteja. Vovô STAR.

RETORNO AO PARAÍSO – TESTAMENTO

PARTE 27

OBRIGADA E BOM DIA!

DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS!

Velucy
Enviado por Velucy em 15/03/2018
Código do texto: T6280205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.