RP - TESTAMENTO - PARTE 26

TESTAMENTO

PARTE XXVI

Quando Gart volta à mansão, ao entrar no alojamento e passar pelo quarto de Teo, encontra a porta aberta e Linda chorando, sentada em sua cama. Ele bate na porta e entra, aproximando-se dela.

- Está tudo bem, Linda? O que aconteceu?

Ela enxuga o rosto e responde:

- Nós terminamos o noivado...

- Terminaram?

- Ele quer ir embora daqui hoje a todo custo. Eu prometi a Mr. Russel que não deixaria o Wagner sozinho tão logo depois da morte dele, se ele morresse antes que eu me casasse. E eu não quero sair daqui assim, às pressas, ainda mais com um homem que não vê ninguém além dele mesmo e tem um ciúme sem propósito, sem causa e doentio, de todo homem que se aproxima de mim. Ele se transforma pelo ciúme que sente de você e do Wagner.

- De mim?

- Só nunca demonstrou com você, porque você sempre manteve uma distância respeitosa, mas o Wagner... o Wagner pensa de outra forma. É por isso que ele não quer ficar, nem me deixar morando na mansão.

Gart se senta ao lado dela.

- O ciúme dele não é tão sem propósito assim.

- O quê?!

- Quero dizer... não é uma coisa impossível de acontecer. O Wagner pode muito bem se apaixonar por você. O Teo tem razão. E acho que ele sentiu que o garoto é um concorrente em potencial, já lá no Brasil. Wagner está mais perto de você do que ele. Ele tem só vinte anos, você tem dezenove...

- Absurdo! O Wagner não está interessado em mim. Nós somos só muito amigos. Ele tem até uma namorada no Brasil. O Teo sabe disso. Ele está implicando de propósito. Por isso... eu achei melhor terminar tudo.

- Mas você gosta dele ainda.

- Eu não sei mais... Não sei...

- Onde ele está?

- Foi providenciar as passagens.

Ela se levanta, enxugando o rosto.

- Eu vou ver se o Wagner precisa de alguma coisa.

- Ele deve ter subido pro quarto dele pra ler a carta que Mr. Russel deixou.

- É verdade... Então eu vou ajudar o Julian a arrumar tudo para o chá das cinco. Você vai se juntar a nós, não vai?

- Talvez... se ele pedir.

- Não tenha dúvida que ele vai pedir, ela diz, sorrindo. - E posso até apostar que os rapazes também sejam incluídos nesse convite.

Ela sai.

Wagner tinha subido, tomado um banho e estava agora sentado em sua cama, com a carta do bisavô nas mãos. Já tinha tomado a decisão de abri-la duas vezes, mas alguma coisa o impedia. Imagina que, quando começar a ler aquela carta, tudo vai se modificar. Alguma coisa vai fazer dele um outro Wagner. As revelações que estão ali dentro lhe causam medo, mesmo sem saber ainda o que são, mas ele tem que conseguir coragem suficiente para encarar tudo que está por saber. Ele deve abrir e ler. Foi para isso que o bisavô a deixou.

Retira o selo que fecha o envelope e o coloca sobre o criado. Tira a carta de dentro dele e a coloca sobre a cama. Desdobra a carta, respira fundo e inicia a leitura:

- “Meu amado e esperado bisneto. Não seria justo que eu deixasse sem fim a história que comecei a lhe contar. Não era minha intenção mesmo contá-la toda em vida. Como lhe disse, achava que você ainda não estava preparado para receber tais revelações. Eu mesmo estava numa situação muito difícil, pois teria que lhe dar explicações que, querendo ou não, estariam impregnadas do ódio que eu sentia por seu pai. Eu o odiava e odeio. Não consegui finalizar minha vida sem tirar esse sentimento tão destrutivo de dentro de mim. Espero que Deus e você consigam me perdoar e que você procure entender meus motivos depois de ler essa carta que é basicamente uma confissão.

Nossa conversa foi interrompida quando eu disse que seu pai havia fugido com minha neta para a França. Isso aconteceu em outubro de quarenta e nove. Minhas investigações sobre seu paradeiro, não sei se felizmente ou infelizmente, me trouxeram novidades. Novidades que poderiam me trazer Christy de volta para casa, apesar de tudo, pois eu ainda a amava muito e queria salvá-la de sua falta de juízo. Seu pai era um playboy irresponsável e havia feito dívidas exorbitantes em Londres. Nem o dinheiro que o pai lhe mandava cobria os gastos que ele fazia, por isso ele teve que sair da cidade rapidamente. Como Christy não sabia de nada sobre isso, ele a enganou dizendo que tinha negócios a tratar na França e ela, apaixonada, para não deixá-lo, foi com ele.

Quando eu descobri onde estavam, mandei uma carta a minha neta por um mensageiro de confiança, mas não recebi resposta. Resolvi então ir pessoalmente tentar buscá-la nem que fosse a força, por mais humilhante que fosse, mas não os encontrei mais em Calais. Fiquei sabendo que eles haviam viajado para a América do Sul. Todas as minhas esperanças se acabaram. Ficou apenas a vontade de acabar com Leonardo sem matá-lo e eu tinha meios para isso, porque ele havia me deixava subsídios para isso. Ele tinha dívidas imensas em Londres, Calais e Paris e eu tive acesso a recibos e documentos que comprovavam isso. Dívidas que eu sabia que seu avô paterno não poderia pagar. Então eu o fiz. Paguei todas as dívidas, consegui recibos e enviei Bartley ao Brasil para notificar Wagner Valle do caso. Bartley me informou que o velho ficou muito desgostoso, pois não tinha conhecimento de nada. Estava até muito satisfeito com o casamento do filho e adorava minha neta. Não sabia, porém, de tudo que havia acontecido aqui, antes que o filho voltasse ao Brasil. Leonardo havia enchido os ouvidos do pai de mentiras com as quais minha neta colaborou.

RETORNO AO PARAÍSO – TESTAMENTO

PARTE 26

OBRIGADA E BOA TARDE!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 14/03/2018
Código do texto: T6279720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.