RP - TESTAMENTO - PARTE 20

TESTAMENTO

PARTE XX

LONDRES

No escritório da mansão Russel estão reunidos neste momento, todos os convocados por Mr. Russel, através de seu advogado, Mr. Bartley, para assistir à leitura de seu testamento.

Wagner, Linda, Teo, os quatro guarda costas, seu mordomo Julian, seu médico Dr. Ben Kean e Dick Henning, diretor do Orfanato Saint Laurent, que não consegue entender por que Mr. Russel o convocou para estar ali numa cerimônia tão familiar, ainda que se sinta orgulhoso por ter sido lembrado por ele. Não fosse pela presença de Gart, ele se sentiria muito melhor. Estar perto do rapaz ainda o deixa nervoso e temeroso sobre fatos do passado.

Mr. Bartley inicia a leitura do testamento datada de doze de julho de mil, novecentos e setenta e sete.

- Eu gostaria que todos aqui presentes ouvissem toda a leitura deste testamento que, com certeza vai surpreender a muitos aqui, mas não me interrompam antes que eu finalize a leitura. Eu responderei a todas as questões que surgirem ao final dele. Só peço respeito pela pessoa que foi Stanley Russel e peço silêncio. Obrigado.

Ele abre um grande livro de ata e inicia a leitura:

- Eu, Stanley Tybald Aubrey Russel, em pleno uso de minhas...

No testamento, Mr. Russel declara seu herdeiro universal, o bisneto Wagner Valle Neto, colocando em sua posse a mansão Russel, duas fábricas de tecido, cinco prédios de apartamento no centro de Nova York, um lote de cinco alqueires de terra, próximos a Exeter, no interior da Inglaterra, duas casas, cada uma numa cidade diferente da Inglaterra, um jato de uso particular, seis carros e o Orfanato Saint Laurent.

Ao final da leitura, Bartley fecha o livro e olha para todos e finalmente para Wagner que não consegue dizer uma palavra.

- Isso foi o que seu bisavô deixou para o senhor, amparado pelas leis inglesas. Legalmente, o senhor é dono de tudo que ele tinha, inclusive desta casa. Mas ainda existe outra propriedade que Mr. Russel deixou num testamento à parte e me encarregou de lhe comunicar pessoalmente. É uma fazenda, no Brasil, no Estado de São Paulo, no município de Casa Branca, de nome Quatro Estrelas.

Wagner se levanta e protesta:

- Mas essa fazenda é do meu pai!

- Não é e nunca foi, diz Bartley. – Foi pagamento de uma dívida que seu avô Wagner Valle teve há muitos anos com Mr. Russel e ele deu como presente à neta Christy Marie Russel Valle, sua mãe. Depois do falecimento dela em abril de mil, novecentos e cinquenta e oito, a fazenda voltou a ser de Mr. Russel que, também estando morto agora, a entrega legalmente ao senhor, como herdeiro de sua mãe.

- Meu pai... fica sem nada, então?

- Se não tem nenhuma outra propriedade conseguida com os próprios recursos... sim.

- Isso é um absurdo! Eu nunca fiz nada pra merecer aquela fazenda. Meu pai trabalha duro nela, desde antes no meu nascimento. Foi ele quem a fez crescer. Foi ele quem suou pra fazer dela o que ela é hoje. Isso não é justo!

- O senhor...

- Pare de me chamar de senhor, Bartley! Eu podia ser seu neto.

Gart sorri muito discretamente e olha para Linda que retribui o olhar, sorrindo também. Bartley respira e continua:

- Você... pode dispor dela do jeito que desejar. Ela é sua. Pode vender ou dar ao seu pai. Isso não é necessariamente um problema.

Wagner volta a sentar-se. Linda coloca a mão sobre a dele procurando acalmá-lo e ele olha para ela, passando a mão no rosto.

- E o que faço com tudo isso que você leu agora? Eu acho que meu bisavô não estava muito legal da cabeça quando fez esse testamento. Ele entregou uma fortuna nas mãos de alguém que justamente não sabe o que fazer com ela. E tem mais: eu sou brasileiro, moro no Brasil, não vou poder cuidar de tudo isso que está aqui na Inglaterra. Eu não quero nem pretendo morar aqui e, depois que voltar pro Brasil, não quero voltar pra cá tão cedo.

- Ainda há uma parte importante do testamento que eu não li.

- Mais?

- Sim. Mr. Russel fez outro testamento que pode resolver esse seu outro problema. Nesse testamento, ele torna também herdeiro de outra herança, seu guarda-costas, Garret Newman, que é filho legítimo de Stephen Aubrey Russel com Lenina Stuart Russel e... seu neto.

Os olhos de todos se voltam para Gart. Wagner também olha para ele e sorri. Os olhos de Gart se enchem de água.

- As explicações desse fato estão nessa carta selada que Mr. Russel deixou pra você, Garret. Ele expõe todos os fatos que se sucederam desde a viagem feita por seus pais à Escócia e a morte deles, até sua saída do Orfanato Saint Laurent.

Ele entrega a carta a Gart que a pega muito emocionado e a segura, trêmulo.

RETORNO AO PARAÍSO – TESTAMENTO

PARTE 20

OBRIGADA E BOA TARDE!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 12/03/2018
Código do texto: T6277894
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.