RP - TESTAMENTO - PARTE 9

TESTAMENTO

PARTE IX

- Meu bisavô morreu, hoje de manhã...

Cláudio fica em silêncio por um curto espaço do tempo e pergunta:

- Morreu?

- Foi enterrado hoje à tarde.

- Morreu... de quê?

- Enfarte. Não é certeza ainda, mas tudo indica que sim.

- Parece até que... ele estava esperando você chegar pra...

- Eu ainda não me situei nisso tudo. Ainda não caiu a ficha. Não consegui nem entender direito o que eu estou fazendo aqui, mas... eu nunca me senti tão triste pela morte de uma pessoa como eu estou me sentindo agora. Eu já estava aprendendo a gostar dele... de verdade.

- Eu acredito.

- Eu acho que volto pra casa ainda essa semana. Avisa o papai, tá?

- Não se preocupe. Procura não ficar assim. Eu queria que você voltasse pra casa do mesmo jeito que saiu.

- Acho que não dá mais, mano. O Wagner que você conheceu... morreu hoje de manhã. Mas daqui alguns dias, eu estou melhor. Alguma novidade por aí?

- Algumas, mas nada que possa ser falado por telefone. Quando você voltar, a gente coloca tudo em dia.

- Como é que está... a Mônica?

Cláudio fecha os olhos e responde:

- Está bem. Você ainda está preocupado com isso?

- E não é pra me preocupar?

- Não... Eu te asseguro que não. Acredite em mim. Isso nunca foi problema seu. Fique descansado.

- Você já sabe de quem é o bebê dela?

Cláudio fica em silêncio de novo e responde:

- Não é seu. Esquece isso, Wagner. Você tem só que curtir seu luto e ficar em paz.

- Está certo. Não estou com vontade de falar sobre isso também. Dá um beijo na Magda, nas meninas e no papai. Te ligo se tiver novidades. Tchau.

- Tchau. Te cuida, viu?

Cláudio coloca o telefone no gancho e encosta-se na cadeira pensando na morte de Mr. Russel. Não sabe direito o que sente a respeito, mas a tristeza do irmão o deixou triste também. Fica imaginando se a imagem que ele fez do velho é real ou se é só fruto de todas as estórias que ouviu da boca do pai. Leonardo não gostava do velho e lhe contou tudo enfatizando o lado ruim da personalidade do lorde inglês. Wagner conseguiu enxergar um outro lado do homem, ao conhecê-lo de perto, a ponto de amá-lo e ficar triste com sua morte. Quem estaria sendo enganado ou falando a verdade?

Ele resolve dormir ali mesmo no orfanato, num quarto que Bárbara reservou para ele ao lado do das crianças, para que ele não tivesse que ir até a cidade, quando ficasse ali até muito tarde.

Na manhã seguinte, bem cedo, vai direto para a fazenda. Encontra-se com o pai indo na direção oposta a cavalo com Lopes e mais três peões. Para e desce do carro.

- Bom dia! Preciso falar com você, pai.

- Bom dia, filho. O que foi?

- É uma conversa meio longa.

Leonardo olha para Robério e pede:

- Robério, por favor, leva o carro do meu filho pra fazenda. Deixa seu cavalo com ele.

- Eu não vou montar, pai. Vou voltar pro hospital daqui.

- E daí? Você está cansado de saber que meus cavalos são os mais bem cuidados da região e não vão sujar seu uniforme branco. Se quiser, pode tomar um banho em casa depois. A Magda sempre tem um uniforme seu de reserva na casa grande. E seu carro polui muito mais que eles todos juntos. Vai, Robério. E cuidado com os cinquenta cavalos dele.

Cláudio sorri, tira o jaleco branco, coloca dentro do carro e pega os arreios do cavalo que Robério lhe entrega, sorrindo também.

- Ainda lembra como dirigir um, doutor?

- Espero que ele se lembre que sim, diz, acariciando o cavalo. – Esse não é o meu.

- Não se preocupe, filho, Leonardo fala sorrindo. – O Malhado é manso feito mulher ciumenta.

Cláudio monta no animal e por um momento se lembra de quantas vezes saiu para a lida com o pai, antes de se casar.

- Lopes, podem ir pro pasto, eu vou já.

- Sim, senhor. Bom dia, doutor Cláudio.

- Bom dia, Lopes. Bom trabalho.

O administrador se afasta com os outros dois. Leonardo e o filho tomam a direção oposta.

- Faz tempo, não? - o fazendeiro pergunta.

- É... Oito anos...

- Eu tenho saudade, filho.

- Eu também... muita, ele diz, acariciando o dorso do animal.

- E então? O que você veio me dizer? Tem notícias do seu irmão?

- Tenho... Stanley Russel morreu, ontem de manhã.

Cláudio olha para o pai para ver sua reação.

RETORNO AO PARAÍSO – TESTAMENTO

PARTE 9

OBRIGADA E BOM DIA!

DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS!

Velucy
Enviado por Velucy em 09/03/2018
Código do texto: T6274698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.