RP - ERA UMA VEZ... EM CASA BRANCA - PARTE 15

ERA UMA VEZ... EM CASA BRANCA

PARTE XV

Mônica aproxima-se de Cláudio e Lopes. Ao ver a moça se aproximar, o administrador pede licença e vai com o cavalo para o estábulo. Ela pergunta:

- E o Wagner?

- Saiu, Cláudio responde. – Com a turma dele.

- Eles saíram? - ela pergunta, parecendo aborrecida. – Poxa, eu queria ter ido com eles...

Cláudio olha para ela, estranhando estar ouvindo aquilo de sua boca.

- Você nunca foi ligada a eles.

- A nossa festa de aniversário foi muito maneira. Eles são muito divertidos. Você devia estar lá, ela diz sorrindo.

- O tipo de diversão da turma do Wagner não faz muito meu gênero. E eu pensei que também não fosse o seu.

- Falta de costume... Seu e meu. Você se casou cedo demais. Desperdiçou sua vida. Não vale a pena. A vida tem que ser vivida ao máximo, em todos os sentidos. É o que eu quero começar a fazer.

- Como naquela noite?

- Que noite? - ela pergunta, séria.

Cláudio demora a responder.

- Do seu aniversário...

Ela também faz uma pequena pausa e finalmente responde:

- É... por exemplo.

- Eu posso concordar em tudo com você, mas existe sempre um porém.

- Qual?

Ele a olha de frente e responde:

- Nem todo mundo sabe aproveitar a vida como se deve. Muitas vezes acaba estragando tudo... e o estrago é irreversível.

- Isso parece uma direta pra mim, doutor? - ela pergunta, também olhando Cláudio nos olhos.

- Pode ser, ele diz, muito sério.

Ela sorri.

- O Wagner te contou?

- Muito por alto.

- Eu não quero que meu pai saiba, pelo menos não por enquanto. Eu inda não tenho certeza de nada. Colabora com a gente, tá?

- Eu não trairia meu irmão. Principalmente sabendo que ele não teve culpa. Foi um idiota, ingênuo, mas não teve culpa. Eu sei que não teve.

Ela dá uma risada discreta e se senta no primeiro degrau da escada da varanda.

- Qual é a graça? - ele pergunta.

- Eu estou me sentindo a verdadeira sedutora do rapazinho de vinte anos. Isso é muito bom.

- Por quê?

- Porque geralmente é a mulher que fica por baixo nesses casos. Ela é sempre a coitadinha, a vítima e eu não me encaixo mesmo nesse perfil. Não estou nem um pouco arrependida do que fiz. Eu nunca me arrependo do que faço.

- Mesmo sabendo que vai fazer sofrer pessoas que te amam.

- As pessoas que me amam vão saber me entender e cuidar de mim... se realmente me amam.

- Mesmo assim. A última coisa que seu pai quer é que você seja mãe solteira.

- Eu não disse que estou grávida. Ainda não disse... nem pro Wagner. Se ele deduziu isso não fui eu quem confirmou nada. A festinha não tem nem uma semana... E meu pai vai entender se acontecer. Ele é médico e me ama.

- Você vai acabar com a vida do meu irmão.

- Já disse a ele que não vou envolvê-lo nisso. Mesmo que eu esteja grávida, meu pai não vai saber quem é o pai.

- É surpreendente. Nunca imaginei que uma coisa dessas passasse pela sua cabeça. Você sempre me pareceu muito... equilibrada, para uma garota de dezesseis anos.

- Dezessete... - ela corrige.

- Claro, dezessete... Eu sempre apostei em você e sempre achei que seria uma excelente enfermeira. Sempre foi boa filha e tudo o mais. Agora... está parecendo uma menininha sem juízo, jogando a vida pela janela. Como essas que o Wagner namora uma semana e descarta na seguinte.

- E você por certo escolhe a primeira.

- É evidente.

- Pois bem, doutor. Eu vou tentar me comportar como uma garota equilibrada de hoje em diante.

- Não estou te cobrando nada. Você age como acha que deve agir.

- Tem razão, afinal de contas, talvez agora eu já não possa pensar só em mim, ela diz, colocando a mão na barriga. - Aliás... eu ainda não o parabenizei pelo bebê. Você e minha prima devem estar muito felizes. É bom saber que a família vai aumentar.

Ele se cala. Mônica sorri e afasta-se dele, entrando na casa. Cláudio encosta-se no pilar que sustenta a varanda e fecha os olhos, respirando fundo.

RETORNO AO PARAÍSO – ERA UMA VEZ... CASA BRANCA

PARTE 15

OBRIGADA E BOM DIA!

Velucy
Enviado por Velucy em 02/02/2018
Código do texto: T6242898
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.