ELEIÇÃO NA FLORESTA

Era uma vez: em virtude do vencimento do mandato do leão foi convocada uma eleição. Além do Leão, que candidato a reeleição, o macaco se candidatou. Foi realizado pelo papagaio um debate entre os candidatos. Primeiro cada candidato faz um pequeno discurso:

O leão: – Se eu for reeleito continuarei protegendo a floresta “com unhas e dentes.” Porque EU TENHO GARRAS E DENTES!

O macaco: – Do alto dos galhos das árvores eu posso ver e controlar a distância e detectar o perigo para nos protegermos! E ainda prometo que saltarei de galho em galho, nas árvores frutíferas balançando-as e fazendo cair as frutas maduras para os animais que não podem subir, ter o mesmo direito dos que sobem. Isso É DEMOCRACIA!

O papagaio pergunta o leão como será montado o seu secretariado:

Meu secretário de relações sociais será o gato que tem muita afinidade com as donas de casa e eu prestigio essa classe tão descriminada!

A bicharada vaiou: isso é nepotismo, pois o gato também é felino, portanto, seu parente próximo.

A essa pergunta o macaco respondeu: O meu secretário de relações sociais será o Cachorro. Este sim é amigo do homem. Aí o leão falou: ta vendo? O macaco tá querendo estreitar laços de afinidade com o homem porque é primata, seu parente, mas o homem é corrupto, vocês tão vendo problema do mensalão e da Petrobraz, lá em Brasília e isso pode chegar a floresta.