O Perfume do meu Sertão- E a vaca vai pro brejo!

15º Capítulo

" Os pais são aqueles que são responsáveis por dar carinho e educação para os seus filhotes. Explicam coisas sobre a vida e orientam qual o caminho melhor que o filho deve percorrer para escrever sua história. Infelizmente existem aqueles que veem os filhos como a sua continuação sobre a terra... mandam e desmandam em suas vidas e tratam os filhos como se fossem brinquedos.

E não sabem que essa atitude pode prejudicar a relação dos seus pequenos com o mundo."

João Miguel: Que marmota é essa!?

Moça solteira, fica desfilando com um rapaz desconhecido? Perdeu o juízo menina!

Vou te dar uma surra de criar bicho, pra dentro!!!

Eulália: Posso te explicar tudo, meu pai!

Da janela, Sebastiana segura o filho Miguel nos braços e observa a confusão na frente da casa grande e corre pra apartar. Lúcia consegue segurar o fazendeiro brigão.

Sebastiana: Meu senhor! O que houve!?

João Miguel: Essa destemperada de sua filha, não se dá o devido respeito!

José: Senhor João, não se precipite! Vamos conversar.

Sebastiana: E quem é você meu rapaz!?

José: Sou um pobre rapaz, salvei a vida da sua filha.

Eulália: Mamãe, esse rapaz é um verdadeiro herói!

Sebastiana: Acalme-se meu senhor, vamos entrar e ouvir o que esse rapaz tem a nos dizer.

João Miguel: Pense bem nas suas palavras rapaz! Podem ser as últimas....

Pra dentro, todo mundo!

Lúcia assistia toda a cena com um sorriso no rosto. Maria escuta a briga do lado de fora e corre até a sala, onde vê José e Eulália entrando pela porta da frente.

João Miguel senta-se em sua cadeira e faz uma cara fechada, é o tempo realmente fechou.

João Miguel: E então... comece a falar, quem és tu!?

O clima fica cada vez mais pesado na sala da casa grande, e o silêncio se faz por alguns segundos.

José: Bom senhor, meu nome é José e sou grato por sua filha ter me salvado a vida.

Sebastiana: Não entendo mais nada! Eulália disse que você é o herói da história?

João Miguel: Cala-se mulher! Deixe o estranho contar o motivo de estar aqui. Prossiga...

José: Estava desmaiado dentro de uma gruta escura, com fome e com frio nas pernas e graças ao bom Deus, sua filha me encontrou e me tirou dali, conseguindo abrigo e comida!

João Miguel: E o senhor estava abrigado onde?

Maria: Quando a menina Eulália encontrou o pobre José ferido na mata, levou pra ficar na minha casa. E lá o rapaz conseguiu se recuperar do ferimento na perna.

Eulália: E hoje foi José que me salvou! Estava sozinha perto da cachoeira, quando um homem malvado me atacou! Me encontrava indefesa, só rezava para a virgem... foi quando José apareceu e me salvou.

José: Eu caçava perto da cachoeira, quando ouvi os gritos da moça, não pensei duas vezes e fui ajudar.

O fazendeiro acende um cigarro e olha para os rostos dos presentes.

João Miguel: Muito bonito, muito bem contado... e então quer dizer, que vocês colocam um desconhecido dentro das minhas terras... e não me contam nada!?

Eulália: Meu pai, não te contei por saber que não iria entender! José estava muito fraco e ficou na fazenda só até se recuperar.

Maria: Esse rapaz é muito bom Seu João... Não faz mal a nem uma mosca.

Lúcia: Ah! Meu pai.

Se fosse o senhor, não confiava muito nessa bondade.

Maria e Eulália olham para Lúcia com ar de indignação.

Lúcia: Logo depois que esse rapaz apareceu nessas terras, houve o roubo no celeiro e ele pode ter facilitado.

Eulália: Eu não acredito no que estou escutando!

Você nem conhece o rapaz e já está fazendo julgamentos.

José: Eu não posso me lembrar de onde vim, mas sei de uma coisa... nunca fui bandido!

Lúcia: Muito comovente... mas infelizmente não tem como provar essa afirmação!

Maria encara Lúcia vermelha de raiva, sabendo de toda a verdade por trás daquela máscara de santa.

João Miguel: Fiquem quietos! Acho que temos visitas.

O delegado Ataulfo e seu escrevente Glauber, são recebidos por Emílio na frente da casa grande. Parecem trazer notícias sobre o caso do ladrão de gado.

Ataulfo: Boa tarde à todos!

João Miguel: Ora viva delegado, trouxe novidades sobre o caso!?

Ataulfo: Trouxe sim senhor, vamos conversar em particular?

João Miguel: Caro delegado... vejo que chegou em uma hora mais que perfeita! Estávamos tratando desse assunto agora mesmo.

O senhor pode nos ajudar a chegar à uma conclusão?

Maria prevendo a confusão envolvendo José, sai de fininho da sala e corre até o terreiro pra chamar seu marido. Adamastor corre e chega na sala antes que comecem as acusações.