O Perfume do meu Sertão- No meio do susto, soltei penas!

Nono capítulo

"O casamento trás muitas alegrias!

Muitos planos a realizar, caminhos novos a percorrer... A alma se enche de renovação. Os noivos fazem promessas e soltam para os quatro ventos, jurando assim o amor eterno.

Mas depois de tanta festa, os pombinhos se deparam com a rotina, as máscaras caem... E o que eram flores e perfumes, se transformam a cada dia em um verdadeiro ringue de luta livre!"

Neuza como sempre acorda cedo e vê que seu pai, ainda não retornou da jogatina. Como não consegue parar quieta "parece que têm bicho carpinteiro nas saias", resolve ir até a costureira Damiana, observar e dar palpite na prova do vestido de noiva da sua amiga Graça.

Joga água no rosto, se enche de pó de arroz e pega sua sombrinha rosa. Sai de casa sempre com a esperança de esbarrar em qualquer esquina, com o seu amado noivo... Doce ilusão.

De manhã o sol já estava forte, costume no sertão. Neuza desce a Rua do Ouvidor com dificuldade, ainda sentia os tornozelos e as ruas com seus paralelepípedos não perdoa. Passa em frente do boteco e os rapazes assoviam e lhe falam gracinhas, mas a moça não se importa e continua o caminho; chega a casa da costureira e bate palmas.

Neuza: Damiana!!

A costureira aparece na janela, com as agulhas entre os lábios e faz sinal para a moça, adentrar a residência. Neuza cruza a porta e vê Graça toda de branco, olhou para a amiga e se imaginou dentro daquele vestido.. ficou parada que nem pedra na porta, apenas admirando.

Damiana: Oxê! Vai entrar não!?

Neuza: Ah, sim sim!

Graça não conseguia desfarsar tanta alegria! Ajeitava o véu na cabeça e sorria para o espelho.

Graça: Olha Neuza! Não e lindo??

Todo bordado... E olha essa grinalda!! Meu Deus...

Neuza: Tá lindo por demais!! Parece até uma rainha.

Damiana: E claro que parece, fui eu que fiz... Há aha!

A costureira pega a agulha e sem querer fura Graça, que dá um pulo.

Graça: Aiiiii!!!

Damiana: Ah! Me desculpa, você não para quieta.

Graça: Ta bom, fico quieta.

Eai Neuza! Ta mais calminha!?

Neuza: Vou me acalmar só quando subir no altar!

Damiana: Você fala isso porque não sabe o que e a vida de casada!

Graça: Nossa Damiana, e tão ruim assim?

Damiana: Ruim, ruim..não é... Mas tem que ter uma paciência de Jó!

Neuza: Que mal lhe pergunte, cadê seu marido!?

Damiana: Tá na graça de Deus! Sou viúva a dez anos.

Ele morreu de tanto beber, não me deixava em paz... Quando ele se foi, descobri o que era sossego.

Graça: Ah cada um tem a sua experiência.. A minha experiência vai ser a melhor possível.

Neuza: Tomara que seja, peça a Deus. Porque seu noivo... Me parece ser um mulherengo!

Graça: Ele mudou viu sua invejosa! Só têm olhos pra mim.

Neuza: Isso que vamos ver...

Depois de algumas horas as duas saem da casa de Dona Damiana e resolvem tomar um sorvete na venda de Seu Luís.

Neuza: Você quer sorvete do que!?

Graça: Sorvete de manga.

Neuza, aquele ali saindo da casa das perdidas, não é o seu pai!?

Neuza: Olha! E mesmo... que vergonha.

As duas pagam o sorvete e vão em direção ao Seu Jair, cruzando as pernas no meio da praça.

Neuza: Meu pai! Que vergonha!!

Está caindo de bêbado.

Jair: Vergonha... Vergonha é ir roubar e não poder carregar!

Graça: Seu Jair, vamos pra casa. Todos estão comentando...

Jair: Vamos sim! Tenho uma coisa séria pra falar com a Neuza.

As duas amigas se olharam e não entenderam que o homem falara, colocaram os braços do velho nos ombros e correram para o sobrado.

Neuza: Que vergonha.. Meu Deus! Agora que estou falada.

Graça: Calma mulher! Vamos ouvir o que seu pai tem a dizer!!

O velho Jair, caindo de bêbado se deita em sua rede e tenta riscar o último fósforo que tira de uma pequena caixa. O silêncio se faz na sala do sobrado.

Neuza: E então meu pai! Pra que tanta mistério!?

Jair: Consegui um noivo pra você.. Não era isso que queria!?

A moça fica vermelha na hora, não se controla e começa a pular igual pipoca fazendo barulho no assoalho.

Neuza: Eu sabia!!! Viu Graça, vou me casar!!!!

Hahahaha!!! Casar! Não creio ??

Verdade!? Meu pai??

Graça: Parabéns minha amiga!!

Jair: A mais pura verdade... Mas ainda não terminei.

Neuza: Como assim!?

Como é meu noivo!! E bonito!? Rico??

Jair: É um papagaio!

A moça começa a girar que nem pião, a sua amiga começou ficar assustada com a cena.. Não sabia o que fazer!

Neuza: Papa...papa...papa.... Papagaio!??

É brincadeira?? Não e!?

Jair: Não mesmo.. É a mais pura e cristalina verdade.

Graça: Como assim?? Nunca vida isso !?

Neuza, calma! Esse homem está bêbado!!!

O pião parou de girar e açoitada da moça, começou a tocir... Desesperadamente! A tocir!! Descontroladamente tocir!

E derrepente começou a soltar penas pela garganta... Um verdadeiro festival de penas na sala de Seu Jair. Graça assistia tudo horrorizada!