O Perfume do meu Sertão- As lágrimas de uma Flor.

Quarto capítulo

"Somos humanos sim, fraquezas existem para nos tornarmos leões

Tenho certeza que a sua gentileza irá transformar esse mundo tão cinza...

Não me digas que não pode mudar esse cenário com a sua grandeza...

Minha princesa, a sua realeza já colore o mundo por si só!

Mas olha só o seu sorriso se abrindo novamente,

Como se fosse uma semente a se molhar...

E pode dançar que o mundo brilha ao teu andar".

Eulália passa correndo pela cozinha e assusta Maria, ocupada com o jantar no grande fogão a lenha.

Maria: Minha filha.. Onde vai com tanta pressa??

E corre atrás da menina a tempo de alcança-la na porta. Não entendeu nada quando viu a jovem em prantos!

Maria: O que aconteceu com o meu anjo?

Com a voz embargada com o choro a menina começou a contar o que lhe acontecera.

Eulália: Eu Maria e essa mania de me entrometer onde não fui chamada!

Maria: Como assim?

O que aprontou desta vez ehn!?

Eulália: Fui perguntar a Lúcia, se tinha descoberto o motivo da visita do amigo Jair..

Maria: Daí... Deve ter te respondido mal!

Eulália: Disse que o amigo veio tratar com o pai, o arranjo do casamento dela com o filho que vai chegar de viagem.

E falou com toda grosseria, que ela era mais educada e eu não passava de uma caipirona desajeitada... E que ninguém poderia se interessar por mim!

A jovem começa a chorar de novo, indignada com o comentário da irmã.

Maria: Essa Lúcia merece tomar uma coça de criar bicho!!

Malcriada, dissimulada, encrenqueira... Nunca foi flor que se cheire.

E você minha filha, que e uma formusura.. Vai levar em conta que essa diaba fala!?

Olha pra mim... Lembra que hoje você salvou uma vida!?

Tem coisa mais bonita que isso!! Concerteza e você que vai casar com um bom partido... Responsável, amiga! E isso não há dinheiro que compre Lalinha!

Eulália emocionada abraça Maria e fica grata pelas palavras da amiga.

Maria: Pra você ver como eu não estou mentindo, porque não vai até a minha casa pra ver aquele menino lindo que você salvou!?

Vai lá sua boba! Vai se sentir melhor...

Eulália: Acho que vou dar uma espiada.. Há aha!

Então Eulália desceu o quintal de terra direto a casinha dos amigos, onde estava vindo um som bom de uma velha viola caipira! Logo avistou Adamastor deitado na rede, em frente a casa... Com seu cigarro de palha. Tocava homenageando o dia que terminara, com uma bela moda saindo de suas cordas... Isso era bom!

A menina ficou um tempo apreciando o som e se aproximou perto do amigo.

Eulália: Boas Noite.. Seu Adamastor!

Adamastor: Boas patroa... Veio curtir uma moda de viola!?

Eulália: Olha que a noite está convidativa ehn amigo! Mas vim pra ver o garoto...

Como está??

Adamastor: Ah patroa, ainda daquele jeito... Só faz durmir

As vezes acorda, fica agitado.. Com dor na perna. Mas e breve, logo dorme...

Não se lembra de nada, nem do próprio nome! Abilolado coitado.

Eulália: Mas que coisa então!

Foi Deus que me conduziu pra gruta... Se não o menino tinha batido a cassuleta!

Adamastor: A senhora foi uma heroína!!

E quando o garoto melhorar? O que vamos fazer??

Não posso ficar com ele escondido, afinal as terras são de vosso pai.

Eulália: Ainda não sei... Mas logo terei uma ideia, até lá temos que cuidar desse pobre menino.

Adamastor: Eu dei o nome de Zé pra ele! Hahaha!!

Me parece que gostou...

Eulália: Zé.. José, zezim!

Tá bom demais da conta!! Há aha!

(Risos)

Enquanto no sítio a prosa corria solta com os dois amigos, o Seu Jair chegava a cidade com novidades!

Esse Senhor grande em comprimento.. Tinha dois filhos, um era o seu maior orgulho! Se chama André, aquele que está prometido a insuportável Lúcia; a outra filha e a mais velha que se chama Neuza.

Neuza já estava falada na cidade pelo motivo de ter quase trinta anos e não tinha se casado ainda, como diziam na boca miúda... Está encalhada! Vai ficar pra titia!

Não se comentava outra coisa na saída da Missa, e a moça estava ficando de cabelos em pé!

Neuza: Vão cuidar de suas vidas!! Futriqueiras!

Vão catar na feira e me esqueçam!! Invejosas...

Mas tudo isso não tirava a sua fé de conseguir um bom casamento, faria de tudo pra conseguir! Ou tudo... Ou nada!!

Voltando a frente da casa de seu Jair, estava ele se esforçando ao máximo pra conseguir descer do cavalo. Com aquele tamanho todo, fico até com pena do animal..

Nesse instante constrangedor, aparece Neuza na janela com os bobs na cabeca.

Neuza: Papai!!

Quer ajuda!? Cuidado pra não cair!!!

Sai a mulher pela porta correndo pra ajudar o velho e gordo pai, descer do sofrido cavalinho. Ufa! Parece que conseguiu descer...

Neuza: Aiii papai! Como foi a visita na fazendona??

Comeu bastante? Tem que aproveitar, que na dispensa só tem farinha de mandioca!

Jair: Cala boca Neuza!!

O que os vizinhos vão falar se descobrirem que estamos na pior...

Entra que eu te conto.

Os dois entram no sobrado rapidamente e Neuza fecha as janelas da frente, pra nenhum curioso escutar a conversa tão esperada...

Neuza entra na sala e vê seu pai sentado na sua velha poltrona e logo pergunta.

Neuza: Tiramos o pé da lama!?

Tomando um bom gole de uma branquinha Seu Jair pára, pensa e responde.

Jair: Fique feliz que o noivado já consegui..

Agente ganha quando a noiva disser Sim!

Ai você pode respirar aliviada, teremos uma vida tranquila...

Neuza: O velho acreditou mesmo que o Senhor ainda tem posses!?

Jair: Creio que sim!

Bom minha filha, a minha lábia e infalível...

Ele ainda pensa que somos ricos, não iria oferecer de bandeja a filha pra um pobretão!

Mal sabe ele que só tenho dívidas.

Neuza: Dívidas porque o senhor não para de jogar né!

Não tem vergonha... A casa caindo e o senhor ainda no jogo!?

Tomara que tudo se ajeite com este matrimônio.

Jair: E vai se ajeitar minha filha, você vai ver!

Logo, logo consigo um marido rico pra você.. Princesa do pai!!

Nair: Jura!?

Já tem um em vista??

Não vejo a hora de me casar e calar a boca desse povo!! Que raiva viu...

Outro dia aqueles moleques do campinho, ficaram jogando ovos em mim!

Você acredita meu pai?

Jair: Têm que parar de dar atenção pra essa gente.. Isso sim!!