O Perfume do meu Sertão- Manda quem pode, obedece quem têm juízo!

Segundo capítulo

"Todos dizem que o braço do mundo e o do homem... Mas se não tivessem as mulheres para apoia-los nada seriam!"

Sebastiana levanta com sacrifício da cadeira de balanço e com seu jeito submisso, se apresenta na frente do convidado e faz uma reverência... Como se deve esperar de uma mulher.

Sebastiana: Seja bem vindo a nossa casa Sr. Jair... Sente-se que irei buscar um licor de Jenipapo! Fique a vontade...

E com os seus passos leves de passarinho, desaparece no corredor sem deixar rastros... Como ela acha que deve ser!

João Miguel: Compadre! Esses daqui são a minha prole..

Duas mulheres e um Macho!

A mais velha e aquela com a fita azul, Lúcia!

Lúcia se levanta devagar, como foi ensinada, e faz uma reverência ao amigo.

Jair: Mas que jovem educada... Pelo jeito e bem prendada.

Meu filho André merece uma esposa assim! Tão graciosa...

Lúcia: Agradecida Senhor Jair...

Eulália: Olá Senhor!! Eu também sou filha dele!!

O fazendeiro olha para filha com um ar de repreensão.

João Miguel: Aquela menor... Aquela de pés descansos e Eulália.

Essa não tem jeito, muito espivitada!

Mas também e prendada meu amigo, sabe como e... Coisas da idade!

Jair: Sei bem amigo...

Mas trate de colocar juízo antes que cresça, mulher não se brinca!

Há ahaha!!

João Miguel: Hahaha!! Tem razão, pode deixar... Dessa eu cuido....

Agora vêm o meu verdadeiro orgulho!! O meu filho Miguel!

Ainda nem saiu das fraldas e já imagino ele comandando a fazenda!

E uma beleza... Puxou ao pai!

Jair: Nada como um filho homem pra dar orgulho compadre... Meus parabéns!!

Como se surgisse do chão, Sebastiana volta para sala com a cabeça baixa, segurando a bandeija com o famoso licor. Serve primeiramente ao convidado e após servir o marido, deixa a bandeija na mesa de centro do salão, pega seu filho e desaparece denovo pelo corredor.

João Miguel: Lúcia! Leve a sua irmã para o quarto...

Terei uma conversa séria com o amigo.

Lúcia: Sim meu pai. Vêm Eulália...

Eulália: Licença amigo! Se precisar e só gritar...

Jair: Essa menina e mesmo uma graça! Há aha!!

Eulália sorri para o amigo e sai em disparada pelo corredor, vai até a cozinha pra conversar com a sua amiga Maria. Enquanto Lúcia se tranca no quarto pra rezar o terço, como ela acha que deve ser...

João Miguel: Agora podemos prosia a vontade! Sem interferência nenhuma!!

Jair: Esse licor ta bom demais da conta.. Quem faz??

João Miguel: E a nossa cozinheira, Maria

Ela tem a mão boa pra cozinha.. Puxou a mãe dela

Jair: E bom ter uma cozinheira assim...

Lá em casa e minha filha que faz a comida, coitada... E um horror!!

Por isso vivo comendo no boteco.. Há aha!!

João Miguel: falando em boteco, o amigo ficou sabendo do boato que tá correndo a cidade??

Jair: Lógico que eu sei! Não se fala outra coisa...

Não sei como aquele delegado não foi afastado, perdeu totalmente o juízo!

João Miguel: Hahaha!!

Que ele era pinguco, isso nunca duvidei... Agora caduco, novidade!!

Jair: Pois e compadre.. Como pode te esquecido de tranca a cela do ladrão de galinhas?

Ele acordou sem as calças!! Hahahaha!!!

João Miguel: Era só o que me faltava... Rio Pequeno tá de cabeça para baixo!

Temos que tomar uma providência e tirar esse doido do cargo de delegado, daqui algum tempo os ladrões vão estar zombando da nossa cara!

E se isso acontecer, vou ter que arresolver na bala!!

Jair: Calma, calma amigo.. Tudo vai se resolver... Caminha ai.

Toma o seu licor e vamos tratar daquele assunto que me trouxe até aqui!

João tomou um belo gole do licor de Jenipapo e a sua cor passou de vermelho, a cara de sempre! E se lembrou logo do assunto que o amigo mencionara.

João Miguel: Aah me lembrei! Como posso ter me esquecido do assunto que fala do futuro, dos nossos filhos!!

Jair: O amigo começou a falhar a memória? Igual o delegado??

João Miguel: Ta zombando de mim caboclo?? (Nervoso)

Jair: Há há! E só uma brincadeira pra descontrair o amigo!!

Vamos voltar pro assunto...

E a conversa sobre o futuro de Lúcia começa a se desenrolar na sala, agora tudo o que fosse tratado ali, iria ser o destino dos dois jovens que nem bem se conhecem e são negociados como um pedaço de carne na feira!

Sozinha no quarto estava a jovem Lúcia, tão jovem... Tão esperta para a idade... Ambiciosa como um mercador árabe. Se admirava no seu espelho, penteando os seus longos cabelos negros, com um olhar mais penetrante que uma águia... Sabia que na sala o assunto da conversa era sobre o seu futuro.

Estava mais tranquila pois analisou bem as vestes e o jeito do Senhor Jair, sentiu que ali pode ter uma fonte de renda certa... Tudo o que mais queria, ter status e ser Dona de uma verdadeira fortuna!

Tinha consciência que não iria herdar um centavo de seu pai, pois era mulher... E se não fizesse bom casamento iria chorar migalhas sua vida inteira!

Penteava, penteava e penteava como uma gata... Com o olhar fixo no espelho, tinha certeza do seu alvo!!

Derrepente escuta duas batidas na porta.. Era sua mãe Sebastiana. Correu logo e pegou o crucifixo, fingiu depressa uma reza.

Sebastiana: Lúcia? Terminou de rezar??

Lúcia: Sim senhora.. Pode entrar!

Sebastiana: Eu vim conversar de um assunto sério... Senta na sua cama.

Lúcia: Que assunto? E sobre a igreja?

O que me interessa mais nessa vida e servir o Senhor!

Fale.. Estou curiosa!

Sebastiana: E sobre o assunto que seu pai está tratando com o Sr. Jair lá na sala.

E seu futuro Lúcia, e por isso quero que aceite tudo de bom grado...

Lúcia: Futuro? Para mim futuro só envolve casamento.. A senhora sabe...

Senhora: Eu sei disso muito bem! Você e a minha filha mais prendada, a mais educada nos princípios de Deus..

Pois bem, o assunto e esse... O seu casamento com o filho do Sr.Jair!

Chamado André!

Ele volta esse mês da capital com diploma de Dr. Advogado..

Perfeito para ti minha filha, uma moça vistosa e prendada!

Lúcia: Huumm advogado? Sinal que a familia do Sr. Jair tem posses não e!?

Não que me prenda nos bens materiais.. Não e isso....

E que eu quero um marido respeitável e que garanta o futuro dos meus filhos!

Sebastiana: Para ser amigo de seu pai, tenho certeza que e uma familia de posses..

Fique despreocupada.. Seu pai arranjara tudo!!

Não contendo a alegria, Lúcia com o ar mais que vitorioso pula nos braços de sua mãe.. Fingindo um afeto que não tinha, seu coração era muito duro para tal sentimento.