PEÇA TEATRAL : Coração de mãe não se engana

(Uma reflexão sobre o uso da internet por crianças e adolescentes.)

Personagens:

Menina viciada por internet;

Mãe analfabeta digital;

Instrutores que ensinam a mãe a navegar na internet

Amigas do Orkut, MSN, facebook, celular...

Homem “pedófilo”

Diretora

Amigos da Escola

Amigas que também marcam encontro pela internet

Policiais

TEMA: UMA AVENTURA GENIAL, REAL AO VIRTUAL ...

Cenário- uma casa humilde, sala sem móveis mas no quarto da menina tem um computador. A Praça o carro da polícia...

A mãe aguarda a filha chegar da escola para almoçar. Mas quando ela chega vai direto para o quarto. A mãe já está impaciente de tanto chamar a filha para almoçar.

No quarto, a menina está no MSN, FACEBOOK...

Ketlen - Amiga, conheci uma pessoa legal pela internet. Imagina, ele quer me conhecer. O que você acha?

Amiga - Que coincidência, Ketlen! Eu também conheci um gatinho. Ele também quer marcar um encontro comigo... ( para de digitar, levanta-se pensativa e fala alto para ela mesma):

Ketlen -Todas minhas amigas já se relacionam com pessoas pela internet, eu também quero, ora essa, vou fundo nessa nova maneira de encontrar um namorado... ( senta novamente e continua no bate papo.)

MÃE ( falando alto da sala) – Filha, o que tanto você faz na frente desse computador? Venha almoçar, menina! O que é que eu faço meu Deus?! Lavei roupa pra fora, fiz faxina, trabalhei tanto como diarista até conseguir comprar esse computador. Mas essa menina fica horas e horas mexendo nesses botões. Não sei o que tanto ela escreve.Isso me preocupa tanto!

Ah! Eu nem sei pra onde vai esse negócio de computador! Ah! se eu soubesse mexer... No jornal da televisão, no rádio já fala dessas coisas... O que é que eu faço?

Ah! Já sei !!! ( falando baixo) Vou conversar com a diretora, Nelci. E vou agora mesmo.

MÃE ( na escola da filha) - Boa- tarde diretora .Eu vim aqui para pedir a sua ajuda. Sabe o que é diretora ? É Ketlen que está me dando muito trabalho....

DIRETORA - O que está acontecendo, mãe? Como posso te ajudar?

MÃE – É que quando Ketlen chega da escola nem liga pra comer e vai logo pra frente do computador. Eu não sei nada de computador mas eu sei que se deve ter muito cuidado com a internet. Mas como eu posso ficar de olho se eu não sei nada, nada, de computador?

DIRETORA – Veja só, mãe, o computador é uma ferramenta de grande importância na atualidade. Com a internet há interação com o mundo. Mas, realmente é preciso ter cuidado... Eu tenho uma ideia! Temos dois amigos da escola que podem lhe ajudar a ligar o computador, a entrar no MSN, FACEBOOK ...

MÃE – MSN, FACEBOOK? O que é isso?

DIRETORA – Kelly! Rodrigo! Por favor, ensinem a essa mãe ligar o computador, acessar a internet e abram o e-mail dela.

KELLY- É com muito prazer não é Rodrigo?

RODRIGO – Com certeza, Kelly. Podemos começar agora mesmo.

(Momento da explicação do uso do computador.)

Enquanto isso no shopping...

KETLEN- ( no celular) Amiga, já está quase na hora do encontro com o meu príncipe, me deseje boa sorte!

AMIGA –(no celular) Boa sorte mesmo, Ketlen, tomara que o seu príncipe não se torne um sapo, viu? (risadas) tchau!

Enquanto isso na Escola...

MÃE – Muito obrigado Kelly e Rodrigo (pega na mão dos dois) vou correndo para casa contar a novidade a Ketlen!

MÃE – (em casa) - Ketlen, Ketlen... Sabe da novidade? Cadê essa menina?!

Já sei! Ela deve ter ido ao Shopping comprar meu presente do Dia das Mães!

Vou aproveitar e ver se aprendi mesmo a ligar o computador e entrar no MSN e no FACEBOOK ... entra no quarto e liga o computador)

MÃE – O quê? Minha filha vai se encontrar com esse desconhecido lá na Praça da Matriz às 18:00 horas? Até que é bonitinho, é um gatinho, mas se for um pedófilo?

Vou correndo ( olha para o relógio) Algo me diz que Ketlen, está em perigo! E coração de mãe não se engana, gente! E vou com a Polícia. (Liga o celular) Alô, é da polícia? ( a mãe sai...)

Na Praça...

KETLEN – Não estou vendo nenhum rapaz parecido com o da foto do MSN, do FACEBOOK... Ah! Ali está alguém parecido, mas por que ele está no escuro... será que ele é tímido?

A menina se aproxima... você é Martinely?

HOMEM – Sou eu mesmo...

KETLEN – E para que você usa essa máscara?

HOMEM - Pra te enganar, pra te enganar, pra te enganar. Venha pros meus braços já! (fala com ritmo tirando a 1ª máscara )

KETLEN – Minhas pernas estão tremendo... Você me enganou... você não é o meu príncipe... me larga. Socorro! Socorro! Eu quero minha mãe!

Nesse momento...

MÃE – Eu conheço a minha filha de longe seu policial... É ela... É ela...

POLICIAL- Silêncio, mãe. Aguarde aqui. Vamos abordá-lo e saber o que está acontecendo...

- Você de novo, Martinely? Vai voltar para a cadeia seu pedófilo (coloca as algemas, Martinely entra na viatura)

KETLEN – Graças a Deus o senhor apareceu seu policial!

POLICIAL – Graças a Deus e a sua mãe. Vê se de agora em diante tem mais cuidado com internet, mocinha...

KETLEN – Mãe! Como a senhora descobriu tudo?

MÃE – O que é que uma mãe não faz por uma filha tão linda como você? Eu aprendi muitas coisas sobre computador... É bom ter amigos...

KETLEN – Mãe, me perdoa. Prometo nunca mais conversar pela internet com quem não conheço...

MÃE – Sabe filha, eu lhe perdôo. Você sofreu muito nas garras daquele malvado. Ainda bem que eu aprendi a fazer leitura digital... Vou alertar as mães a terem mais cuidado com quem os filhos andam conversando na internet.

Ainda bem que tudo isso terminou, filha... Só tem uma coisa, Ketlen: de agora em diante você vai dividir o computador comigo, viu? Juntas vamos fazer: “ Uma aventura genial, do real ao virtual...!!!

FINAL - Mãe e filha se abraçam e dá-se início as homenagens do Dia das Mães. (Apresentações como: louvor e oração, mensagens, poesias e coreografias)

(Texto idealizado pela professora Nelcilandia a partir do tema: Dia das Mães, e escrito pela professora Célia Maria em Abril de 2010. )

celiaceli simoes
Enviado por celiaceli simoes em 08/11/2013
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T4562147
Classificação de conteúdo: seguro