Carta Ao Filho de Maria

Pequeno Teatro de Natal - 2024

Duas cenas

Três personagens: Maria jovem; Jesus adolescente; Jesus adulto

Duração de 10 minutos, aproximadamente.

Cena 1:

(é noite, Maria está escrevendo à luz de uma vela, sentada à mesa da cozinha, Jesus Menino chega)

Jesus: Oi mãe

Maria: oi filho, você demorou

Jesus: (dá um beijo na testa dela) é verdade. Fiquei conversando com os rabis e nem vi o tempo passar.

Maria: Cadê seu pai?

Jesus: Lavando os pés, já vai entrar. E a senhora, mãe? está escrevendo?

Maria: Sim. Escrever me ajuda a pôr ordem aos pensamentos, e por falar em escrever, o que vocês aprenderam hoje? (dobra o papel, e coloca no fundo da gaveta)

Jesus: Recitamos o Shamá: “ouve, pois, ó Israel (ela se levanta e respeitosamente continua a frase com ele), o Senhor teu Deus é o Único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças e estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-se e levantando-te...”

Maria: Filho, enquanto seu pai se prepara, corre lá na esquina, leva esse pedaço de pão pro Bartimeu e volta pra gente jantar, não se demore, heim? olhe lá.

(Jesus pega o pão e sai por uma porta, Maria sai pela outra. Discretamente, coloca uma pedra embaixo de uma das pernas da mesa para parecer quebrada na próxima cena.

Cena 2: (Visual com: “muitos anos depois”; ou um vídeo passando dias e noites; ou os artistas agindo rapidamente com cenas dos dias se passando. Jesus entra adulto, sozinho. Coloca um jarro em cima da mesa "quebrada," ele resolve consertá-la)

Jesus: (pensando alto) Ahhh mesa, hoje você não me escapa. Tá velhinha, heim? Deve ter o que? uns vinte anos? lembro quando ajudei meu pai a te construir. Agora vem cá, vou dar um jeito em você.

(tira as coisas de dentro da gaveta, colher de pau, etc, tira a gaveta e coloca no chão, vira a mesa de cabeça para baixo. É quando encontra a carta que Maria, muitos anos antes, havia escrito. Senta e lê. A carta pode ser lida por ele mesmo, por Maria escondida, ou uma gravação com a voz de Maria):

Meu amado filho,

vivemos dias difíceis, perigosos, não sei se sobreviverei a eles, então quero deixar para você as memórias que carrego em meu coração. Fatos que de tão sublimes e extraordinários são difíceis de narrar. Fomos criados no judaísmo, seguindo a lei de Moisés. Tanto teu pai quanto eu descendemos de Abraão, pela linhagem de Judá passando por Davi. Desde muito pequena ouvi falar que Deus enviaria um profeta semelhante a Moisés, ou seja, um líder cheio do Espírito Santo e sabedoria para conduzir o povo de Deus à liberdade. As profecias nada diziam a respeito dessa criança ser filha de Deus, foi uma surpresa até para mim. Eu estava em casa cuidando dos meus afazeres, quando de repente uma presença e uma voz, que só posso dizer que era um anjo, me saudou como se eu fosse alguém importante, eu, uma pessoa tão comum, tão sem atrativos. Essa saudação me inquietou, meu coração disparou ao mesmo tempo que me senti paralisada. Ele afirmou que eu fora escolhida para ser mãe do Prometido, que mesmo sem ter contato com homem algum, eu ficaria grávida e teria um bebê que se chamaria Jesus, você meu filho! Ele me disse também, que Isabel minha prima, havia ficado grávida por um milagre. Seu primo João te ajudará, preparando os corações das pessoas mediante o arrependimento para receber tua mensagem.

Temo por vocês, meu querido. Vocês sofrerão na mão desse povo cruel, haja visto o que Herodes fez quando você era bem pequeno na tentativa de acabar com sua vida e seu trabalho, antes mesmo de começar.

Bem, na ocasião em que o Anjo apareceu, eu morava em Nazaré com os meus pais e estava Prometida a José em casamento. Nós nos conhecíamos de vista, pois morávamos próximos, mas nunca conversei com ele não era nosso costume. Quando ele soube da minha situação, não querendo que as pessoas falassem mal de mim ou coisa pior, não quis fazer escândalo, apenas me deixaria discretamente. Ele me contou depois, que teve um sonho muito diferente, muito real, onde foi orientado a não me abandonar. Sem que eu dissesse nada, ele foi informado que o teu nome seria Jesus. Esse nome, meu filho é muito especial, vem do nome “Joshua” que significa “de Javé vem a salvação”. No teu nome está o nome de JAVÉ .

Eu era jovem e saudável, a gravidez não me pediu de viajar até Belém. Eu não queria ficar sozinha em Nazaré. Meus pais, parentes e vizinhos não entendiam o que tinha acontecido e eu não podia contar. Para eles, eu era uma pecadora. É assim que chamavam as moças solteiras que apareciam grávidas. Morando com José, pensaram obviamente, que o filho era dele; ele também sofreu humilhações, pobre José!

A viagem foi difícil e o parto adiantou um pouco, não havia lugar nas hospedagens devido ao grande número de pessoas indo até Belém para o censo e passamos alguns dias numa estrebaria. Você nasceu ali, sem muito conforto, mas cheio de carinho, tenha certeza disso! você foi muito amado, muito desejado, muito querido, meu filho. Foi um privilégio tremendo ser tua mãe! você só me dá alegria!

Passamos um tempo em Belém, porém mais uma vez teu pai foi avisado em sonho para fugirmos para o Egito, pois o rei te queria fazer mal, como mencionei. Você deve lembrar do tempo que moramos lá no Egito, você já era grandinho quando retornamos. Foi um tempo tranquilo mesmo longe de casa, graças aos presentes que ganhamos por ocasião do teu nascimento: três reis do oriente, com suas caravanas, vieram para te ver e te adorar, meu rei, meu menino. Eles eram estudiosos e, quando viram uma estrela diferente no céu a associaram ao nascimento do novo Rei.

Pastores também foram te ver e te adorar. Chegaram ofegantes, dizendo terem visto uma multidão de anjos. Que coisa impressionante, não é mesmo?

Bem você agora já está crescido, já foi à Jerusalém, conheceu o templo, os rabis, aliás, meu querido, aquela cena de você conversando de igual para igual com eles, ficará para sempre no meu coração!

Ah só mais uma coisa que eu queria lhe dizer e confesso, me intriga um pouco: quando José e eu te levamos ao templo bem pequenininho para ser circuncidado, dois profetas falaram a teu respeito: Ana e Simeão. Eles disseram que você seria alvo de contradições e que uma espada transpassaria a minha alma. Eu entendi, meu filho, que tanto você quanto eu iremos sofrer, e eu espero estar do teu lado quando essa hora chegar, mas se eu partir antes, por favor, seja forte firme e cumpra com o propósito do teu Pai. O Senhor Javé é o teu Pai e Ele te enviou com uma missão bem definida, descubra-a e cumpra-a, pois como você mesmo disse “importa que eu cuide dos negócios do meu pai”...lembra disso?

Você é uma pessoa incrível! que menino adorável! como é bom ter você! como é bom te ver crescer, aprender, tão cheio de graça e verdade! que doce você é, Jesus! como eu te amo! teu pai também te ama muito, queremos que você seja muito feliz.

Não sei o que os próximos dias nos reservam, só posso dizer que de nada me arrependo, pelo contrário, passaria por tudo mil vezes, se fosse preciso, para ter você! você é tudo para mim!

Sim você é tudo pra mim, mas não é exclusivamente meu. Você é uma dádiva para a humanidade, você é a esperança, a única esperança!

Livros serão escritos...poesias... músicas serão compostas em teu louvor. Pessoas desejarão pintar e esculpir tua face na tentativa de te exaltar com a arte. Cidades terão teu nome, rios, construções, edifícios serão erguidos. Todos te conhecerão ainda que para te rejeitar. Você, Jesus, dividirá a história. Ano após ano, trocarão presentes e comemorarão com alegria e festa o teu nascimento, o dia em que a salvação tomou forma humana. O natal.

(Como a carta é longa, Jesus pode se levantar, se servir de água, caminhar de um lado para outro, cruzar a perna, coçar a barba, etc. Ao final da leitura, a peça pode acabar com Jesus enxugando as lágrimas e saindo de cena, ou com Maria entrando com lenha, ou compras, ou um cesto de roupas lavadas, um balde, etc

Ele, com a carta na mão a abraça ternamente.

Lorena Lira
Enviado por Lorena Lira em 06/12/2024
Código do texto: T8213407
Classificação de conteúdo: seguro