NATAL - Reflexão e Renovação
 
NATAL :
reflexivo buscando renascer 
ou de desejos buscando o ter?
                       
                                   - SAÚDE, PAZ, AMOR E PROSPERIDADE –
 
As FESTAS NATALINAS chegam sombreadas com momentos de reflexão e desejoRefletir no NATAL é sentir a essência do nascimento de Jesus, um SER SUPERIOR que nasceu de forma INFERIOR. Pela magnitude de JESUS, o rei de todos os reis, seria mais ‘compreensível’ que nos fosse apresentado num palácio. Porém, a substituição por uma manjedoura nos traz a importância da humildade.
 
O NATAL é uma data para a reflexão da vida,  da nossa vida, analisando-a para o autoconhecimento e crescimento interior. Um renascimento nas atitudes, um ajuste nos desacertos do ano que se finda. Enfim, reflete-se sobre o caminho trilhado com o pensamento nos desafios que virão daqui para frente. Este é o sentido do NATAL.
No mundo globalizado e emergente, algumas pessoas pensam na ‘praticidade’ e ‘urgência’ em alcançar os seus objetivos. O esforço para consegui-los chama-se pedir! O desejo chega como se fosse um guardião a espreitar, querendo ser usado e abusado. A relação de desejos é infinita, porém, a lista começa por SAÚDE, PAZ, AMOR e PROSPERIDADE: “... Muito dinheiro no bolso, saúde prá dar e vender... “
 
Desejar, sem reflexão da vida é mais fácil. E os desejos não são nada modestos... Saúde plena! Sim, porque ninguém vai pedir um simples resfriado, uma leve dor de cabeça, nada disso!    Pede-se SAÚDE TOTAL. Mas, será que existe um cuidado com o corpo? Há uma preocupação com 
as horas de descanso, a maneira de se alimentar? Os ‘otimistas’ irão 
dizer: “Não há necessidade...”
 
A PAZ. Todo mundo deseja a PAZ, querendo distanciar-se das preocupações e do stress. Ah, como é bom ter sossego! Mesmo assim, o tempo discorrido no trabalho é intenso. Não há espaço para o lazer. A pescaria tão desejada, a casa de praia tão sonhada, o cheiro de mato tantas vezes sentido, o amor pelos bichos, as viagens... Quanta coisa maravilhosa para se fazer, mas o tempo é curto, o trabalho consome...
 
E o AMOR? Ai, ai, ai,... O AMOR! Quem não quer ser amado?    Um amor desejado sem cobranças, sem grudes, sem ciúmes exagerados, sem, sem, sem... AMOR com transparência, com cumplicidade, com individualidade, com confiança, com respeito, com, com, com... Ao mesmo tempo, manter um relacionamento dá trabalho, requer paciência e investimento! 
As pessoas clamam pelo amor, mas estão cada vez amando menos. O “ficar” é prático, não desperdiça tempo. E o ser humano cada dia mais solitário, se doando menos... 
 
Tem um outro item na lista de desejos: A PROSPERIDADE!    Hum... Prosperidade será desejar muito dinheiro ou reconhecimento profissional? Poderá ser capacidade intelectual? Ser próspero em quê?! Bem, tudo junto será de bom tamanho! E, se não for pedir muito que tal ser idolatrado pelos amigos, venerado pelos colegas e reconhecido pelos anônimos? Entretanto, existe um grande desgaste na busca da prosperidade. Estudar é cansativo. A lei do menor esforço existe para ser aplicada, então, quem sabe jogar na loteria, assessorar um político, casar com a fortuna alheia, compor um escândalo... Enfim, a prosperidade aliada à comodidade! Vem um tão ‘descolado otimista’ e diz: “São desejos modestos. O necessário para que cada pessoa viva com dignidade. É um direito constitucional...”
 
Sim, todos nós temos direitos garantidos pela Constituição Cidadã, mas... Vamos sonhar!!!
 
Sonhar, paga alguma coisa? NÃO. SONHAR não pesa, nem gasta, muito menos cobra. Será que não cobra? Quando o sonho é alto demais, muitas vezes frustra, desanima e deprime.
 
Vamos SONHAR, sim! Sonhar com o possível, no primeiro momento. Subir mais um degrau, no segundo momento. A escada vai se tornando mais alta, como uma ladeira íngreme, porque a cada passo dado o tamanho dos sonhos, dos desejos e reflexões aumentam.
 
Refletir, desejar, sonhar. Três ações importantes. Antes de colocá-las em prática vamos refletir sobre o sentido real do NATAL. Vamos olhar para os lados, observar os acontecimentos ao redor, agir em comunhão... Vamos renascer para a mão estendida, para escutar mais do que falar, para ajudar mais do que reclamar, mas vamos, acima de tudo, lembrar que se renasce a cada dia, durante todo o ano!
 
Vamos fazer HOJE a construção de uma edificação sólida, gigantesca e ininterrupta para que as palavras REFLEXÃO E RENOVAÇÃO sejam, efetivamente, utilizadas.
 
 
BOAS FESTAS !!!
 
 
 
21.12.2007