Noite Feliz - O Musical sobre o nascimento de Jesus

NOITE FELIZ - O MUSICAL

(Projeção de apresentação do espetáculo e música Noite Feliz tocada no piano)

Narrador - Vamos começar nossa história nos transportando para o ano I A.C., num simples vilarejo chamado de Nazaré onde em uma fria noite desértica dentro de um simples casebre, dormia Maria, uma jovem de aproximadamente 25 anos e seu marido, José, o carpinteiro da vila. Durante seu sono, Maria recebeu a visita de um anjo, ou um espírito de luz ou um profeta, depende de cada crença, que em um lindo foco de luz branca e uma face angelical chamou Maria para conversar, seu nome, é Gabriel, o enviado do Pai Maior, que disse assim:

Gabriel - Maria, acorde! Maria!


Maria (cantando) -

Quem serás tu criatura bela

Que encheu meu quarto com tua luz

O teu olhar me trouxe a paz

Tua presença me refaz

Gabriel (cantando) -

Eu sou o Anjo Gabriel

Venho em nome do Senhor

Darás a luz ao Salvador


Serás a mãe do Redentor

Maria (cantando) -

Mas anjo, Porque teus lábios tremem tanto assim

Porque não tira os seus olhos de mim

Porque sou eu a escolhida?

Não sei se eu o posso cuidar

Pois nem leite eu tenho para dar

Gabriel (cantando) -

Há tanta graça estar diante de ti

E o céu inteiro espera por teu sim

(silêncio total, Maria pensando)

Maria (cantando) -

Então não temas doce anjo do Senhor

Escuta o que agora eu vou falar

Sorria e vai ao céu anunciar

Sim eu serei a mãe do Salvador

Gabriel (cantando) -

Ave Maria, quanta alegria

O céu se encheu de luz

Pois vai nascer Jesus

Santa Maria, Deus escolheu-te bem

Todos os Anjos cantam Amém!

Narrador - E naquela mesma noite, Maria não sabia, mas o menino Jesus já se desenvolvia dentro de seu ventre.

Narrador- Passam-se os meses e Jesus já está formado dentro do ventre de Maria, mas, quando ela está entrando no oitavo mês de gravidez, uma forte crise atinge a pequena vila e faz com que José e Maria saiam numa jornada rumo ao desconhecido, andando pelo seco deserto do antigo Egito, foram noites e mais noites, dias e mais dias, tempestades de poeira, vendavais e outras catástrofes naturais, até que José avista uma pequena cabana no topo de uma montanha e, como estavam famintos, decide subir até lá e ver se consegue algo para ajudar na viagem. Quando chegam na cabana, o casal observa que tem um velho andarilho sentado próximo a uma lareira e o velho os observa chamando- os para se aquecerem, pois fazia muito frio naquela noite…

Velho - Sentem-se aqui meus jovens, venham, está muito frio…

Narrador - E José disse

José - Muito obrigado meu senhor, estamos andando a dias… Perdemos tudo, estamos sem rumo e… meu filho já está para nascer…

Velho - Seu filho é? E como será o nome dele?

José - É Jesus…

Velho - Uhm, Jesus, mas que nome abençoado, este jovem será um excelente menino viu, um dos melhores, eu sei, posso sentir, kkkkk

Narrador - E neste momento, Maria percebe que Jesus, seu filho, começa a pedir para nascer neste mundo, com fortes contrações Maria fala

Maria - Meu senhor, meu mestre e meu pai

Não vou suportar esta dor

Meu ventre queima e não tenho como suportar

Preciso da sua ajuda meu pai,

Venha me ajudar!!

José - Maria, minha amada, aguente mais um pouco, a noite está muito escura, não temos como chegar a lugar algum, olhe, vamos ter que passar a noite aqui

Maria - Eu não vou aguentar meu pai,

É teu filho que vem a terra!

Oh senhor, deus de amor!,

Mostre sua luz divina…

José - Mas Maria, não temos como chegar até a cidade mais próxima, não se enxerga nada nesta noite escura…

Velho - Olhem meus filhos, escute esse velho aqui, vou contar uma coisa para vocês, ou melhor, vou cantar…

Deus está aqui neste momento

Sua presença é real eu posso ver

Entregue sua vida e seus problemas

Peça a Deus, Ele vai guiar você. oh, oh

Deus está aqui

Para clarear todo o seu caminho

Oh, oh, oh

É Ele quem sabe

onde vai nascer

o seu menino, oh, oh

E ainda se vier noites traiçoeiras,

E seja o que for, Deus estará contigo

O mundo pode até fazer você chorar

Mas Deus te quer sorrindo oh, oh

E ainda se vier noites traiçoeiras

E seja o que for, Deus estará contigo

O mundo pode até fazer você chorar

Mas Deus te quer sorrindo.

Narrador - O casal emocionado com o canto do velho o agradece e parte na noite em busca de uma cidade e depois de andado um pouco José olha para trás e vê que a cabana do velho, misteriosamente, havia desaparecido e agora, mais crente do que nunca, José acredita que Deus está lhes guiando. Passado algumas horas de caminhada pelo deserto, Maria avista uma cidadezinha a frente e ambos seguem até lá, quando chegam na cidade chamada de Belém, seguem para uma hospedaria da cidade onde José tenta se hospedar em troca de trabalho e recebe a seguinte resposta do dono

Dono da hospedaria - Saia daqui seu andarilho imundo, achas que aqui é casa de caridade? Achas que eu tenho cara de quem ajuda alguém? Manca-te andarilho e leve esta fedelha gravida com você!!!!!

Narrador - Eles partem em busca de outro lugar que os possa acolher, batendo de porta em porta, escutam sempre a mesma resposta, NÃO, NÃO e NÃO até que, cansados de tanto andar, sentam-se na frente de uma pobre casa na periferia da cidade e uma pobre senhora vem os receber.

Senhora - Olha meus anjos, o que os trazem a minha porta?

José - Minha senhora, minha mulher está perto de dar a luz, estamos a dias andando pelo deserto, eu não tenho uma mísera moeda de ouro para lhe oferecer, mas, humildemente eu lhe peço, deixe minha mulher entrar, eu fico aqui fora, eu trabalho para a senhora, eu faço…

Narrador - Até que a senhora toca o ombro de Maria e cala José

Senhora - Oh meu senhor, eu não tenho onde lhes acomodar, o único lugar que eu posso lhes oferecer é o estábulo que fica atrás da minha humilde casa, lá tem feno que pode aquecer sua mulher e seu filho quando nascer, entrem, eu mostro o caminho…

Narrador - E a senhora os leva até os fundos de sua casa, onde havia um pequeno estábulo de madeira com feno onde Maria se acomodou já pronta para dar a luz.

Narrador - Neste mesmo momento, há quilômetros dali, três reis magos observam uma linda estrela cadente descer dos céus e tocar a terra num pequeno vilarejo a frente até que quando olham para o lado, Gabriel, o anjo protetor está os chamando para uma conversa, ou melhor, uma missão…

Gabriel - Meus irmãos, acaba de encarnar neste plano um irmão que há de apresentar ao mundo uma enorme mensagem, este irmão chama-se Jesus, sua mãe Maria está com ele em seu colo neste instante pois o mesmo acaba de nascer…

Rei mago - Mas, qual é nossa missão diante de tal glória?

Gabriel - Vocês devem ir até lá e, em um ato de amor, presentear no menino com três itens que puderem presentea-lo. Adeus irmãos, tenho que partir, e não se atrasem!

Narrador - Melquior, Baltasar e Gaspar então começam a pensar no que deverão dar para este irmão recém nascido, Melquior decide dar uma moeda de ouro, pois ouro é o presente digno a um rei, Baltasar decide presentear Jesus com um incenso, que representa a espiritualidade plena e Gaspar levou um punhado de Mirra, que é simbolizando o inicio de um profeta. Após escolherem os presentes, os três iniciam sua jornada até Belém para encontrarem o menino Jesus. Quando chegaram no local, a força do garoto era tão forte que envolta dele, havia uma luz branca que ele mesmo emanava, os três reis se aproximaram e junto com eles, alguns animais que viviam no estábulo da senhorinha foram agradar o então nascido, Menino Jesus.

Narrador (cantando) -

Noite feliz, noite feliz

Ó senhor, Deus de amor

Pobrezinho nasceu em Belém

Eis na lapa, Jesus nosso bem

Dorme em paz, ó Jesus

Dorme em paz, ó Jesus

Noite feliz, noite feliz

Eis que no ar vem cantar

Aos pastores os anjos dos céus

Anunciando a chegada de Deus

De Jesus, Salvador!

De Jesus, Salvador!

Noite feliz, noite feliz

Ó senhor, Deus de amor

Pobrezinho nasceu em Belém

Eis na lapa, Jesus nosso bem

Dorme em paz, ó Jesus

Dorme em paz, ó Jesus

Noite feliz, noite feliz

Eis que no ar vem cantar

Aos pastores os anjos dos céus

Anunciando a chegada de Deus

De Jesus, Salvador!

De Jesus, Salvador!

Narrador - Agora voltamos para o ano de 2017, vamos pensar sobre uma coisa (pausa) O que realmente significa o natal? Por que Deus quis que o filho amado dele nascesse na condição que ele nasceu? Essas perguntas nos levam a fazer uma reflexão, não? Agora você deve estar pensando em milhares de coisas, mas deixa eu te dizer, Jesus nasceu numa manjedoura, sem nada, nem se quer uma roupa para o esquentar do frio para nos ensinar uma coisa que até hoje, 2017 anos depois, nós não conseguimos aprender ainda (pausa) que é ter humildade, Jesus nasceu assim para ser um exemplo de humildade! Agora vamos pensar no velhinho que o casal encontrou no meio do caminho, por que esse velhinho apareceu no meio do nada, enquanto tudo parecia estar perdido? Para mostrar uma simples coisa, FÉ, precisamos ter FÉ, se tivermos fé, deus vai nos mostrar o melhor caminho para seguirmos, mas principalmente, o significado do natal é que precisamos AMAR, como diria Renato Russo, Devemos amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, devemos respeitar, pois é só respeitando que somos respeitados, é perdoando que somos perdoados e é amando que somos amados, no mundo de hoje, a única coisa que precisamos é de amor, enquanto há tanta revolta, tanta luta, tanta guerra, e tanta catástrofe, nos temos que amar e ter fé, esse é o verdadeiro significado do natal, amar!

Narrador (cantando) -

Esqueça seus problemas

É só você tentar

Por um momento apenas

Procure imaginar

E acreditar num sonho de um mundo bem melhor

Esqueça a guerra e a fome

E toda confusão

Causada pelo homem

E sua ambição

Esqueça e imagine todo mundo em paz

Eu não sei pode ser que eu seja um sonhador

Mas se você quer saber o caminho é o amor

Esqueça o que foi dito

E o que você já viu

O que foi prometido

E que ninguém cumpriu

Esqueça e imagine o que você quiser

Eu não sei pode ser que eu seja um sonhador

Mas se você quer saber o caminho é o amor.

Notas do autor:

Este texto foi escrito para ser encenado como uma peça teatral de cunho natalina, então cabe do diretor acrescentar números natalinos no final do espetáculo.

Coreografias são bem vindas ao longo das musicas e movimentos de euritimia também são muito belos nas mudanças de cena ou na própria cena do nascimento do menino jesus.

Este texto serve de base para adaptações maiores com mais músicas e mais textos cabendo o diretor desenvolver tal estrutura.

Cenário recomendado pelo autor são projeções de imagens bíblicas ao longo do espetáculo podendo ser criados cenários fixos como casas, bancos e fundos de acordo com o porte da produção.

*As montagens (profissionais ou não) com ou sem adaptações deste texto deverão ser notificadas previamente ao autor para o mesmo enviar uma autorização, entrar em contato com o autor pelo e-mail joaopinellisantos@gmail.com com pelo menos 30 dias antes da estréia.