UMA MENSAGEM DE NATAL.

A humanidade vive tempos de barulhos, ruídos e sons inteligíveis. Não consegue entender a mensagem e perdeu o rumo. Segue sem orientação, sem bússola e sem norte. Ter é o verbo conjugado no presente. O ser deixou de existir, pois já não importa quem somos, e sim, o que temos e mostramos que temos. Olhos fixados nas telas dos smartfones não conseguem ver o próximo, o outro... Aquele que é extensão de mim mesmo. Existências nutridas pelo virtual não enxergam a fome real.

Vivemos numa época em que os valores se inverteram. As pessoas não querem mais estudar, ler ou raciocinar logicamente sobre nada. Tudo é opinião imediatista e a culpa é decretada em tempo real. A figura grega do “atimoi” se faz presente (declaração de culpa sem uma sentença formal). A opinião se encarrega da execução. A verdade tornou-se irrelevante diante da opinião. As pessoas não se importam com a verdade desde que possam expressar sua opinião.

A era da informação produziu homens pedantes. A ignorância aproveitou o terreno fértil e se multiplicou. E a boa vida se resume a comida, TV, smartfone, carro e redes sociais. E coitado do “atimoi” que vai contra a corrente! Coitado de quem ousa pensar antes de falar, daquele que faz do silêncio seu guia e do amanhã seu plano de vida. O homem é o antagonista de sua própria história. Não sabe vivenciar o simples, mas não tem inteligência para viver no complexo. Então, cria sua bolha e nela arma sua tenda para acomodar-se, pois ali tem tudo de que precisa.

Estamos em época de comemorações e, mm meu silêncio, que faz parte do meu existir, paro e reflito! Indago, questiono. Me perco e volto. Tento clarear meus pensamentos antes de seguir, porque desejo seguir o caminho que tracei, sem desvios, sem dúvidas, sem hesitações… E este exercício procuro realizar semanalmente. Acalmar a mente e o coração é ponto fundamental para manter o equilíbrio e a sobriedade diante da própria existência.

Assim, neste Natal, desejo, do fundo de minha´lma, que cada um de nós possa encontrar o silêncio necessário para aquietar a mente e acalmar o coração! Desejo que todos encontrem o caminho da reflexão, do olhar para o próximo, da alegria no presente e da fé no futuro! Desejo que a Providência Divida ilumine cada um que esteja lendo estas poucas linhas e que, sobre ela, reflita e, no silêncio de sua alma, encontre o caminho para uma vida verdadeiramente vivida, alegre e compromissada com o próximo e consigo mesmo! FELIZ NATAL!