MAIS UM NATAL E...

Mais um Natal e Papai Noel segue ganhando espaço nas ruas, avenidas e nos corações;

Mais um Natal e a insana busca pelo melhor presente segue a cada dia mais intensa;

Mais um Natal e o consumismo que faz a humanidade perder sua essência envolve a todos;

Mais um Natal e a fartura das mesas segue maior e mais importante do que a maior fartura de todos nós;

Mais um Natal de luzes piscantes, tão belas quanto passageiras;

Mais um Natal e continuamos presos à formalidade absurda do horário e da data, cumpridos à risca;

Mais um Natal e o individualismo predomina no âmago da alma humana;

Mais um Natal e o exemplo edificante do Mestre de todo cristão é deixado de lado;

Há dois anos, escrevi aqui mesmo no Recanto, A DATA E O SENTIDO. Confesso que foi difícil encontrar algo novo para escrever. Pensei que houvesse perdido a criatividade e o poder de argumentação. Ao reler meu próprio texto, surpreendi-me com o contexto do comportamento humano que parece não ter mudado muito nesse intervalo de tempo. A DATA E O SENTIDO nunca estivera tão atual.

O mundo ostenta uma riqueza, sem ser dela o real possuidor. Nunca se falou tanto em sustentabilidade como nos tempos atuais. Entretanto, o tema é mais um meio de alcançar o lucro e o sucesso corporativos. O que se vê na prática é o descaso com as necessidades do planeta, que faz sua parte, e recebe em troca sucessivas agressões da nossa irracionalidade;

Conviver com o abismo existente entre a riqueza e a miséria é o desafio de um povo que ainda se prende à exteriorização de uma falsa harmonia com o próximo.

Nos esquecemos, contudo, que a paz, a serenidade e a fé são conquistas internas, portanto fazem o caminho inverso ao que trilhamos.

Quantas crianças sabem o que é o Natal de fato?

Quantas crianças conseguem enxergar na atitude dos pais o Maior Modelo cristão do Planeta?

Quantas crianças seriam capazes de olhar outra criança pobre e pensar que poderia estar vivendo situação idêntica?

Quantas crianças, enfim, têm no coração a semente do amor e da fraternidade trazida e exemplificada pelo Mestre Jesus?

Olho as perguntas sem ter as respostas. Elas estão dentro de nós. Precisamos fazer essa penosa viagem, se desejarmos buscá-las.

Mais um Natal e a data ainda é mais valorizada do que seu sentido.

Mas este escritor carrega a certeza de que, cedo ou tarde, despertaremos.

Os sinceros votos de paz, amor, sabedoria e despertar, de um escritor que é antes de ser escritor, filho de Deus, sendo portanto Irmão da Humanidade.

Que Deus, nosso Pai envolva a cada coração e que o Mestre Jesus, modelo e guia da humanidade faça brotar nos corações seu exemplo maior, hoje, agora e sempre!

Marcello Santos
Enviado por Marcello Santos em 24/12/2010
Reeditado em 24/12/2010
Código do texto: T2689429
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.