JESUS NÃO NASCEU EM JUNHO

Jesus não nasceu em 25 de dezembro, como já está bastante conhecido. Nesse dia, celebrava-se o nascimento do Sol Invencível, e o imperador Constantino pretendeu cristianizar essa festividade pagã. Em consequência, o dia do nascimento do chamado São João Batista, celebrado em 24 de junho em função de ter ele nascido seis meses antes de Jesus, também não tem qualquer fundamento histórico. Ademais, há uma inadequação em se atribuir o título de “São” a João Batista (Mt 11:11), pois são chamados "santos" apenas cristãos que morreram depois de Jesus, a partir de Pentecostes. Por isso, não há nenhum Santo Abrahão, Santo Isaac, São Jacó, São Moisés nem São João Batista.

Alguns propõem que Jesus nasceu em Junho porque a anunciação da concepção de Maria se deu "no sexto mês" (Lc 1:27). Desse modo, o nascimento de Jesus teria se dado nove meses depois, ou seja, no terceiro mês judaico (sivã) que corresponde a maio/junho em nosso calendário.

O equívoco em se entender que o evangelista se referia ao sexto mês do calendário judaico é claramente evidenciado no contexto abaixo transcrito:

"Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa... No sexto mês, Deus enviou o anjo Gabriel ... a Maria." (Lc 1:24-27 NVI).

Evidentemente, o evangelista não estava se referindo ao sexto mês do calendário judaico, mas da gravidez de Isabel.

Ressalte-se que os títulos e a divisão de capítulos e versículos feitos a posteriori algumas vezes tem dificultado o entendimento do texto, quando o leitor desatento não observa a correta contextualização.

Naturalmente, não tem qualquer fundamento na cultura hebraica a pressuposição de que o signo de Gêmeos é mais compatível do que o de Capricórnio em relação à personalidade ou ao ministério de Jesus.

Outro motivo de não ser possível ter Jesus nascido em junho é que ele se batizou aos trinta anos e iniciou seu ministério de três anos e meio, tendo morrido no dia 14 de nisã (começo de abril). Ora, se ele tivesse nascido em junho teria de ter morrido em dezembro.

Então, em que mês Jesus nasceu? A Bíblia não revela data de nascimento de ninguém, muito menos do próprio Jesus. Tal omissão foi talvez proposital, pois sua celebração era um costume pagão que a cultura judaica desestimulava, com base na declaração inspirada em Ec 7:1 que dizia: "...o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento" (NVI). Visto que os judeus não acreditavam na preexistência da alma, o dia do nascimento de uma pessoa era como que a abertura de um livro em branco, não havendo ainda nenhuma realização a ser comemorada. Quanto ao dia da morte, ela oferecia um registro de toda a vida da pessoa, definindo verazmente quem ela foi e em que pode ser lembrada como exemplo a ser seguido. Provavelmente não seja mera coincidência referir-se a bíblia apenas duas vezes a aniversários natalícios e sob uma luz desfavorável (Gn 40:20-22; Mt 14:6-10).

No entanto, as escrituras revelam que Jesus morreu no dia da páscoa judaica, que era celebrada em 14 de nisã ou abibe (março/abril). Ele se batizou com cerca de 30 anos e, de acordo com Da 9:24-27, seu ministério duraria três anos e meio (Da 9:24-27), totalizando cerca de 33 anos e seis meses de vida. Para ter morrido em março/abril, Jesus teria de ter nascido seis meses antes, em setembro/outubro.

Por que as escrituras não registram o dia em que Jesus nasceu? Porque os judeus não davam importância a essa data por se oporem ao costume pagão de celebrar aniversários de nascimento, que subentendia concepções e ensinos contrários às escrituras.

E por que a Bíblia registra com exatidão o dia da morte de Jesus (dia 14 do mês de nisã)? Porque ele queria que seus seguidores celebrassem o dia de sua morte em substituição à celebração judaica anual da Páscoa, tal como ordenou depois de sua última refeição com os apóstolos: "Fazei isto em memória de mim".

Lúcio Gama
Enviado por Lúcio Gama em 22/12/2010
Reeditado em 21/01/2012
Código do texto: T2686032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.