Família é Tudo
Acompanhem o meu raciocínio. Não precisam concordar. Você é acolhido por uma família. Recebe comida e roupa lavada, afinal, você está na penúria. O que você dá em troca? Lava os pratos, pelo menos. E agradece. Agradecer é um gesto civilizado. Reconhecimento é outro valor simbólico. Dito isto, conto o que vi e ouvi, com estes olhos e ouvidos que a terra vai comer um dia.
Fui convidado para uma confraternização na casa de uma família. Não os nomeio amigos, porque amigo é coisa rara, pra se guardar do lado esquerdo do peito. São conhecidos, pessoas de bem, diria.
Lá chegando, fui bem recebido. Conversa vai, conversa vem, rolou um papo sobre política. Inevitável, afinal é tempo de eleições municipais. Evito falar de política, especialmente em confraternizações, para não causar constrangimentos, estresses. É melhor escutar certos absurdos, que ser surdo. A família toda, segundo o que parece ser o líder, disse que votariam só em candidatos bolsonaristas; que eram todas e todos de direita. Por curiosidade, só por isso, perguntei: - O que o Bolsonaro fez de bom pelo país e a vocês? O suposto líder do clã respondeu no ato: - E o Lula? Fiquei em silêncio, enquanto degustava uma coxinha e um suco natural de laranja. Ainda ouvi alguém completando: Deus acima de tudo!
A família em questão, acabara de receber uma casa do programa minha casa, minha vida, motivo da festa. A genitora contou que recebia o bolsa-família e tinha filhos cadastrados no pé-de-meia.
Família é tudo!
Obs.: Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência