Mosquitos morrem cedo
Não quero morrer, disse a Maga ao Isaias, no café da manhã, . Mas vai morrer, querida, respondeu o companheiro, com a xícara de café suspensa.
Por pouco o debate sobre a vida e a morte acabava em conflito, pois a Maga não se conformou com o pragmatismo de Isaías, que a olhava com ar irônico. Mas o casal sempre chegava a um consenso, apesar das diferenças. Ambos amam a vida e o desejo mútuo de vida longa e saudável prevalecem.
A Maga, que tem a cabeça nas nuvens e o coração nas mãos, disse temer a morte, quer viver mais de duzentos anos. Pelo menos, pe-lo me-nos - frisou.
Isaías, mais pé no chão, diz a amada para se conformar com, no máximo cem, pois é raro alguém ultrapassar essa marca.
- É muito pouco - retruca a companheira.
- Muito pouco é o tempo de vida do mosquito, que vive apenas cerca de trinta e poucos dias. Já imaginou o aedes aegypti, em pouco tempo faz um estrago à saúde humana, vivendo vinte, trinta anos? Deus escreve certo por linhas tortas...
- Olha aí, a ateu falando o nome de Deus!
- Você sabe bem que não sou ateu. Estou agnóstico. Mas falando sério, se o ser humano vivesse uns quatro séculos, já pensou no estrago que faria? É a espécie mais predatória!
- Também é a que mais preserva, não seja pessimista. Você sabe que sou incapaz de matar uma barata, mas de pernilongo não tenho um pingo de dó. Zika e chikungunya não faz parte do meu dicionário - acrescentou a Maga.
- Agora me deixa terminar meu desjejum, pois tenho de inspecionar o quintal, ver se tem água parada.
- Vá, meu amor, a saúde em primeiro lugar! E não se esqueça, quero viver duzentos anos, PE-LO ME-NOS.
- Vai sonhando. Ah, estava esquecendo do mosquito palha. Fui!
Pesquisa
Aedes Aegypti
Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).
Essa espécie é mais frequente em áreas urbanas, onde há aglomeração de pessoas e grande disponibilidade de locais propícios para os depósitos de ovos. A temperatura climática e pluviosidade são outros fatores importantes que influenciam na infestação pelo Aedes. Para evitar a proliferação do mosquito, é preciso que sejam adotadas medidas permanentes de controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de criadouros. Toda a população tem um papel importante no enfrentamento à dengue, chikungunya e Zika, através do controle do Aedes.
Fonte: Ministério da Saúde
Mosquito Palha
Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas.
Fonte: Sesab - Secretaria de saúde da Bahia