AS AVENTURAS DO VÔ VENTURA — FAKE NEWS EM BARCELONA

Boatos não existem, são plantados. Na maioria das vezes, “sem querer querendo” como diria o adorável personagem mexicano. E para serem “plantados”, incubadoras são necessárias. Foi assim que o mais conhecido boateiro do país se enriqueceu. Criou, e recebeu farto financiamento para isso, a incubadora de boatos chamada Fake News’s Production.

 

Vô Ventura, velho de guerra, já conhece bem essa mania de produzir boatos pelo mundo afora. Uma vez em Barcelona, alguns muitos anos atrás, assistiu a um filme de Francis Ford Coppola, “O Selvagem da Motocicleta”, no qual um de seus personagens disse essa pérola, ao ser confrontado por outro personagem: — “Você é um louco quando inúmeras pessoas dizem que você está louco”. É ou não é a mesma coisa?

 

Em pleno século XIX, Arthur Shopenhauer já escrevia sobre isso. Em sua obra “O Mundo como Vontade e Representação” (1819), ele caracterizava o mundo fenomenal “como o produto de uma cega, insaciável e maligna vontade metafísica”. É ou não é a base filosófica da produção de boatos?

 

Por isso Vô Ventura adotou a seguinte máxima, que reproduz em todas as suas falas, todos os seus textos, nas rodas de conversa das quais participa, presenciais ou virtuais: — VÔ VENTURA É O MÁXIMO!

Paulo Cezar S Ventura
Enviado por Paulo Cezar S Ventura em 10/04/2023
Código do texto: T7760145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.