MARIA?☹️

A mãe de Joana havia morrido dois meses antes da filha dar à luz. Dedicada que sempre foi à sua mãe, a quem amava a ponto de quase adoração, Joana prometeu, diante de seu corpo no caixão prestes a ser sepultado, que daria o nome dela, Maria, à criança.

Mesmo sob os protestos do marido, que não concordou com a promessa feita pela esposa, após o nascimento do rebento, Joana foi ao único cartório da cidade fazer o devido registro do novo membro da família.

- " Qual o nome da criança? " Perguntou o escrivão.

- " Maria José da Santa Cruz!" Responde Joana antes que o marido pudesse dizer alguma coisa.

- " Não seria José Maria? " Estranhou o serventuário da Justiça.

- " É María José, que era o nome de minha mãe!" Rebateu a mulher, convicta, ante o olhar espantado tanto do pai quanto do servidor público.

- " Mas é uma criança do sexo masculino senhora, não posso registrar com nome feminino. Por que não bota o nome dele de José Maria?"

- " Vai ser Maria José! O filho é meu e prometi a mamãe que colocaria o nome dela na criança!"

O marido de Joana procurou argumentar contra a insensatez da esposa, o escrivão também, a polícia foi chamada, criou-se uma grande confusão, nas por fim o registro foi feito com o nome de José Maria da Santa Cruz. Joana, aos gritos, furiosa por fazerem aquilo com ela e sua promessa, disse em bom tom: " Pode botar o nome dele de José Maria, mas eu o chamarei sempre de Maria José!"

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 01/09/2022
Código do texto: T7595888
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.