Maiô Duas Peças

Vó Martha fo uma das primeiras mulheres do Paraná a usar o maiô duas peças na praia, batizado posteriormente de biquíni.

 

Quando criado em 1946, foi tão rejeitado que nenhuma modelo aceitou posar usando o traje, já que deixava o umbigo de fora. Foi considerado muito ousado para a época.

 

Nos anos seguintes, somente o maiô inteiro (de bojo) aparecia no cinema, geralmente vestido por atrizes como Marilyn Monroe e Liz Taylor.

 

Somente em 1956, a atriz Brigitte Bardot estrelou o filme: “E Deus Criou a Mulher”, trajando um biquíni em algumas cenas, o que acabou sendo um marco na história. O filme surtiu muitos comentários. Alguns achavam aquilo um escândalo, para outros, uma falta de decência.

 

No Brasil, o Presidente Jânio Quadros em 1961, chegou a publicar um decreto proibindo o uso de tal peça nas praias cariocas.

 

Mas vó Martha, muito antes disso, já correra para sua fiel costureira, Dona Olga Mikilita, e com a revista estrangeira da dançarina francesa debaixo do braço, apontou para a modelo: “– Quero este!”

 

Enquanto a sociedade nem conhecia a novidade, vó Martha já desfilava descontraidamente com a novidade pela praia de Cabeçudas, litoral de Santa Catarina.

 

Ela certamente se tornou inspiração para muitas mulheres. Além disso, vestia as filhas com modelos semelhantes, tipo ‘mãe- filha’.

Era pura ostentação!

 

Novamente, fico admirada tanto pela ousadia de minha avó, quanto pela confiança e liberdade que meu avô permitia.

Karin Romanó
Enviado por Karin Romanó em 28/08/2022
Reeditado em 28/08/2022
Código do texto: T7592653
Classificação de conteúdo: seguro