O 'MITO' e o Mestre

Segundo uma lenda tupiniquim, existia em certa região do hemisfério sul uma grande tribo onde o seu cacique era conhecido por todos como sendo a personificação de um 'MITO', tanto é que quando ele decidia dar um daqueles seus 'mitológicos' passeios pelas redondezas acompanhados daqueles seus fíéis suditos, por onde ele passava era aclamado aos gritos de "Mitooo!, Mitooo!"...

Só que com o passar do tempo, como ele nada realizou em prol da tribo que justificasse toda aquela adoração, ele passou a ser muito criticado chegando ao ponto de ser ameçado de ser destituido do seu cargo e até mesmo preso...

E foi então que ele decidiu se aconselhar com um velho e sábio ermitão, conhecido como 'O grande mestre', para que ele lhe indicasse qual seria o melhor caminho a seguir já que ele estava se sentindo irremediávelmente perdido...

E depois dele ter contado toda a sua história para o 'Mestre', a resposta que ele recebeu foi a seguinte: "Meu caro, depois de todos esses anos que você viveu às custas desse tão sofrido povo, bebendo e comendo às suas custas e sem ter feito absolutamente nada que pudesse justificar todo essa confiança, esperança e apoio que deles você tem recebido, o único conselho que posso lhe dar é este: "Vai trabalhar, vagabundo!"...