Ciúme, Insegurança e Tecnologia

Na capital de um dos maiores estados brasileiros Júlio, filho de alto funcionário público, é exemplar estudante de colégio tradicional.

Em cidade vizinha, Josete e Juliana são estudantes da maior e mais antiga escola pública da cidade e amigas inseparáveis. Apesar de pequena em densidade demográfica, a cidade tem forte produção agrícola, expressivo comércio e serviços, pois funciona como espécie de centro de outras pequenas cidades vizinhas.

Durante o tradicional jantar em família, Júlio ouve de seu pai a informação á família: temos que nos mudar ao final do ano. O pai fora designado diretor da representação regional da instituição pública que era servidor. Apesar de o jantar ter sido tomado por decepção, a mudança estava mais do que decidida, argumentações contrárias não teriam qualquer sentido.

Chega o fim do ano, a mudança se realiza e Júlio é matriculado na maior e mais antiga escola pública da cidade. Como compensação pela compulsória mudança, no primeiro dia de aula, o olhar de Júlio encontra o olhar de Júlia e um turbilhão de emoções o envolve. O que ele desconhecia, apesar de ser seu pensar, era que o mesmo acontecia com Júlia.

Nada poderia deter tantos sinais sensoriais e o namoro, que se iniciara antes das férias de meio ano, continuou mesmo após o encerramento do ensino fundamental.

Entretanto, o namoro tinha componente que incomodava Júlio, seu ciúme. Ciúme incontrolado, que aflorava sempre que perdia o controle sobre Júlia, ou quando ela, com seu jeito expansivo, se relacionava com outros de seu círculo de longo tempo e, até mesmo, com Josete, sua amiga inseparável.

O pai montou comércio para Júlio tocar e Júlia se tornara corretora de imóveis e trabalhava para imobiliária tradicional, criada por um tio de Josete, cujo forte eram as propriedades rurais.

Júlio e Júlia decidiram se comprometer e noivaram, mas com a mãe de Júlio sendo contrária, por achar o casal ainda muito jovem e lá no fundo, por não ser Josete a princesa que imaginara para seu único filho.

Ao noivarem, o ciúme de Júlio impôs á Júlia acordo para que, quando não estivessem juntos, ela o notificasse sobre sua localização, por meio de localizador com o WhatsApp.

A vida seguia... Os dois já iniciavam conversas sobre a data do casório. Júlio com local fixo de trabalho, seu ponto de comércio, enquanto Júlia com saídas permanentes para mostrar sítios, fazendas e outros imóveis aos clientes.

Certo dia Júlio ao telefonar, para saber sobre a localização de Júlia, percebeu hesitação dela em fazê-la. Foi tomado por gigantesca dúvida e exigiu que ela lhe enviasse imediatamente uma “live”, que lhe revelaria muito mais do que a localização.

Júlia retrucou e pediu para que voltasse atrás, pois, caso contrário, se arrependeria para sempre. Júlio ficou irredutível e exigiu que o envio do vídeo fosse feito imediatamente.

Chega para Júlio imagem com aquela intimidade de alcova. Lá estavam Júlia e Josete. Esta toma iniciativa e cheia de sensibilidade e firmeza fala para Júlio: fui eu quem se sentiu como te sentes agora, pois nosso relacionamento, muito mais do que amigas inseparáveis, começou bem antes de tua chegada á cidade.

Continuou convicta no que expunha: Júlio, em vez de enfurecer-me, de sentir-me traída, por conhecer e amar Júlia, entendi que sua felicidade dependia dessa triangulação amorosa. Se amas Júlia não deves romper com ela, mas aceita-la. Permitir e continuar como o importante protagonista de sua felicidade, o que de fato és.

Pelo fato de, ao assistir filmes, ou ler romances, crônicas, contos, outros, e não ter sido raras as vezes, de discordar e ficar insatisfeito com o destino dado a algum personagem, bem como à direção dada aos desfechos, senti que deveria deixar o destino dos protagonistas e o desfecho dessa crônica, ou miniconto, para os leitores.

Que cada um dos leitores escolha o destino e o desfecho que julgar mais justo e que lhe deixar mais satisfeito.

Seja qual for o desfecho escolhido, nenhum deles reduz a importância de conhecer-se e conhecer o próximo nos relacionamentos. Os relacionamentos têm razões que, com interesse e esforço, podem vir a ser conhecidas.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 11/05/2021
Código do texto: T7253071
Classificação de conteúdo: seguro