O ESPELHO DE TINA

A TINA ERA UMA MOÇA QUE ESTAVA SEMPRE SE OLHANDO NO ESPELHO. E VOCÊ SABE COMO É O ESPELHO: ÀS VEZES O QUE A GENTE VÊ LÁ NOS AGRADA, ÀS VEZES NÃO. NA MAIORIA DAS VEZES, O QUE A TINA VIA NO ESPELHO, NÃO AGRADAVA.

A TINA ERA FEIA? O QUE É SER FEIA?

A FAMÍLIA DE TINA PEGAVA NO PÉ DELA PORQUE A TINA ERA ALTA. ELA TINHA 1,75M DE ALTURA. MAS VOCÊ QUE ESTÁ LENDO PODE SE PERGUNTAR: TER ESTA ALTURA É SER ALTO?

ESTA PEGAÇÃO DE PÉ COM A TINA ACONTECIA, POIS, AS PESSOAS PRÓXIMAS DELA, E TAMBÉM SEUS FAMILIARES, ERAM MAIS BAIXOS QUE ELA.

DURANTE A INFÂNCIA TUDO CERTO. NINGUÉM PERCEBIA A TINA. ELA PODIA FICAR NO CANTINHO DA ESCOLA BRINCANDO DE ENCONTRAR O TREVO DE QUATRO FOLHAS, NO MEIO DE UM MATO COM UM MONTE DE TREVOS DE TRÊS FOLHAS...

MAS AÍ VEIO ESSA BENDITA ADOLESCÊNCIA, ONDE TUDO ACONTECE MUITO RÁPIDO NO CORPO DA GENTE E A GENTE NÃO ENTENDE: A TINA ESPICHOU, ESTICOU, FOI PARA CIMA NOS SEUS TREZE ANOS DE IDADE. O ZÉ GOZADOR, O ARTEIRO DA ESCOLA, DIZIA QUE A TINA MORAVA NO CÉU... A ESCOLA INTEIRA, NAQUELA CIDADE PEQUENA, RIA DA TINA GRANDE. TINA GRANDE.

DONA DORVALINA ERA A MÃE DE TINA COM 1,57M DE ALTURA. DONA DORVALINA ERA TÃO OU MAIS CRÍTICA COM A FILHA DO QUE O ZÉ GOZADOR DA ESCOLA. DIZIA A MÃE DE TINA:

- COISA FEIA ESSA MENINA! NO ESPELHO EM PÉ TODO MUNDO SE VÊ. A TINA, A GENTE SÓ VÊ DO PEITO PRA BAIXO... PARECE GARÇA...

ERA O ÚNICO ESPELHO DA CASA. O ESPELHO ERA SOFRIMENTO, POIS, PARA VER SE O ROSTO NO DIA ESTAVA BONITO, A TINA SE ABAIXAVA TODA. SUAS IRMÃS NÃO. AS SUAS DUAS IRMÃS RIAM DELA. O PEITO DE TINA, ÚNICA IMAGEM QUE A TINA VIA NO ESPELHO, ARDIA.

SÃO JOSÉ, 31 DE OUTUBRO DE 2019

CLEBER CAETANO MARANHÃO