ALEGRES TRISTEZAS

TRISTEZA

Deitado no sofá, olhava fixamente para o teto. Cantava triste:

"&O malandro, na dureza, senta a mesa do café.

Bebe um gole de cachaça, acha graça e dá no pé.

O garçom no prejuízo, sem sorriso, sem freguês.

De passagem pela caixa, dá uma baixa no Português...&"

Mas que tristeza é essa irmão? Aliás, que velharia é essa que você está cantando?

Uma canção velha do Chico. Fala de uma corrente de malandragem que vai de baixo para cima e depois as consequências vão vindo de baixo para cima até voltar ao malandro pé rapado.

E porque resgatar isso do museu? Aliás, mais importante, não era para você estar no serviço?

Estou de aviso prévio e já me disseram que é melhor nem aparecer por lá.

Porquê?!

Porque fui tentar ser malandro em cima da malandragem dos outros. Um diretor lá da empresa me deu um dinheiro por fora para enfiar duas encomendas entre as da empresa. Querendo lucrar mais do que seria minha parte resolvi eu mesmo fazer o delivery. Na correria acabei confundindo as entregas.

Mas isso é motivo para ser demitido?! Você estava lá há mais de dez anos. Só uma advertência não resolvia tudo?

Talvez. Se eu não tivesse entregado o presente da amante para esposa e o dela para a amante, talvez...

__________________________________________________________

Bip, bip, bip, bip. As pálpebras se recusavam a abrir. Sentia um vento dentro das narinas. Passou a mão e percebeu ser um cateter de oxigênio. Estava em um leito de hospital.

Sr Almeida? Sr Almeida? Consegue me ouvir?

Conseguia, mas sentia já uma grande vergonha da conversa que viria a seguir: Consigo sim. Também posso te ver, mas está meio borrado. O Sr é médico?

Sou sim. Dr Jairo, psiquiatra. Seu Almeida, o sr pode me explicar o que aconteceu?

Não, sinceramente não. Já há mais de três meses que eu estou com essa tristeza fora do normal. Saí do emprego, mas tenho uma fonte de renda que me garante um tempo. Minha mulher é maravilhosa e eu amo meus filhos. Eu procurei um médico faz um mês, mas como minha esposa acompanhou a consulta só falei sobre minha insônia. Ontem eu estava sozinho em casa, sem dormir há dois dias e peguei o remédio que ele me receitou. Tomei o primeiro. Aí me veio o pensamento de que a minha vida não estava mais tendo valor. Tomei outro. Depois imaginei que minha esposa e meus filhos estavam com suas vidas empacadas por minha causa e que ficariam tristes por um tempo se eu sumisse, mas depois melhorariam. Tomei outro. E assim sucessivamente. A partir de um certo ponto não lembro mais de nada.

Bem amigo, alguém lá em cima gosta de você. Ou não. O fato é que Ele quer você mais um tempo por aqui. Vou te transferir para a Psiquiatria onde você deve ficar até estabilizar.

Mas eu não sou louco Dr!!

Mais um motivo porque eu vou te internar. Só os doidos querem viver a loucura deste mundo. Minha missão é te deixar insano o suficiente para querer continuar no hospício.

__________________________________________________________

Olhava fixamente para a parede. Já estava assim a horas. Nenhum dos outros pacientes se aproximou dele. Uns por receio outros por estarem tão imersos em seus mundos que a compungente tristeza da figura não lhes compungia. Foi assim até que um dos mais conscientes resolveu puxar conversa.

E aí camarada? Qual é a sua doidera?

Como é que é?

Porque você está aqui? Você se acha o mosquito do cocô do bandido, acredita ser Maomé reencarnado? As vozes te dizem que a Polícia Federal vai te pegar pela bala que você roubou no mercado, só consegue andar se for em zigue-zague e os ladrilhos não estiverem quebrados? Qual birutagem você tem para terem te trancado aqui?

Eles dizem que eu tentei me matar.

Eles dizem!? O que foi? Escorregou na casca de banana e deu de cara com o trem e ninguém acreditou em você?

Mais ou menos isso. O barman de onde eu estava disse para a ambulância que me socorreu que eu tentei o suicídio e quando eu acordei estava aqui.

Peraí! Peraí! Esta estória está interessante. Eu quero do começo, nos mínimos detalhes.

E porque eu vou contar para você?

Tem programa melhor agendado? Um encontro com uma garota talvez?

Vá lá. Talvez ajude. Há três dias eu acordei e fui trabalhar. Quando eu cheguei no escritório estava tudo limpo. Todos os computadores, arquivos de projetos, móveis, tudo! Liguei no banco a conta da empresa estava zerada. Eu entrei em desespero, ainda mais quando eu descobri que o responsável era o meu sócio. Que por um mero acaso é o meu irmão. Na confusão de tentar resolver essa merda estacionei meu carro na rua. Adivinha se ele estava lá quando eu voltei. Juro que eu sentei na rua e tive uma crise de choro. Uma boa alma me acudiu e me acompanhou até a Delegacia para que eu fizesse os vários B.O.s. E eu ligava para casa e ninguém atendia. E eu ligava para a minha mulher e ela não atendia. Quando cheguei em casa a mesma cena. Nada!! Nenhum móvel, nenhum eletrodoméstico, nem um pano de secar louça. Só um pedaço de papel de pão onde ela escreveu que tinha fugido com o meu irmão.

Hahahaha, desculpa, é que é muita sacanagem. Além de te ferrar, te faz enredo de pagode: "&Estava escrito em um papel de pão. Foi o que arrasou meu coração. Ainda me lembro bem, estava escrito assim. Não me procure, nosso amor chegou ao fim&". Hahahaha!

É... e ela sabe que eu odeio pagode. Desgraçada! Eu desci do apartamento completamente desnorteado e entrei que nem um zumbi em um bar do lado do prédio. Contei o caso para o barman. Ele me disse que tinha algo perfeito para o meu caso e pôs um copo na minha frente. Eu virei de um gole só. O problema é que tenho epilepsia, tomo medicação controlada e não posso beber de jeito nenhum. Eu carrego até uma plaquinha de metal tipo colar explicando o problema. A porcaria do cara do bar ao me ver estrebuchando no chão chamou a ambulância e disse que eu tentei o suicídio. Dei entrada no P.S. na quarta-feira da Semana Santa. Acordei hoje e já me avisaram que só vai aparecer um psiquiatra que possa me liberar daqui a três dias. Eu já cansei de gritar para eles que eu não sou louco.

Hahahahahaha!!! Você não é louco! Você só é o cara mais azarado deste mundo!! Hahahahahaha!!!!