O Prognóstico

Ao ser entrevistado por uma equipe de TV na saída do Centro de Controle de Epidemias, o doutor Juan Manuel Covarrubias informou que a vacina ainda estava em fase experimental e que seria arriscado utilizá-la para tentar imunizar a população-alvo, crianças de 0 a 2 anos de idade.

- Estamos fazendo os nossos maiores esforços para tentar colocar a vacina em fase de produção industrial, mas a verdade é que no momento ela pode causar mais mortes do que curas - esclareceu o médico.

- A população está desesperada pela expansão da gripe Herodes, doutor - insistiu a repórter que liderava a equipe de TV. - Retardar o início da vacinação não irá condenar milhões de bebês à morte?

- Como eu disse... - atalhou Covarrubias, tentando desvencilhar-se do grupo que o assediava. - A vacina sequer foi testada em seres humanos. O governo não irá utilizar crianças inocentes como cobaias. E agora com licença, que tenho uma reunião com o Secretário de Saúde.

Covarrubias chegou finalmente ao seu carro no estacionamento, e deu a partida. Na saída do hospital, em vez de seguir para o centro da cidade, onde ficava a sede da Secretaria de Saúde, tomou o rumo dos subúrbios. No banco do carona, dentro de sua maleta de médico, carregava uma amostra da última versão da vacina em testes contra a gripe Herodes.

Precisava dela para imunizar seu filho recém-nascido, abrigado em casa com a mãe, desde que eclodira a epidemia.

- [04-05-2019]