Instável e imprevisível

- Você está trabalhando atualmente?

- Difícil dizer... é imprevisível. Algumas semanas eu trabalho 40 h, noutras 6 h. Algumas vezes o meu turno muda do dia para a noite sem qualquer aviso prévio. Noutros dias eu chego ao trabalho e meu chefe me diz que as coisas estão devagar e me manda voltar para casa e esperar ser chamada... sem pagamento.

- Você não consegue planejar sua vida com essa rotina instável, imagino.

- Eu não consigo fazer planejamento nem para o dia, quanto mais para uma semana ou mês. Não posso me matricular num curso, frequentar uma academia de ginástica... supondo que eu tivesse dinheiro para pagar... e muitas vezes tenho que deixar meus filhos dormirem na vizinha, quando trocam meu turno em cima da hora. Ela é uma boa pessoa, mas não é minha mãe.

- O que acha que poderia ser feito para resolver ou minimizar isso?

- Lembro de um tempo em que tínhamos um mínimo de horas de trabalho garantidas por semana. Seria muito difícil voltar a estes termos?

- Talvez seja possível voltar... se vocês conseguirem sensibilizar ou eleger legisladores que abracem essa causa.

- E como faremos isso?

- Organizem-se. Enquanto continuarem sendo apenas vozes isoladas, a exploração persistirá.

Ela ficou de pensar no assunto.

No ano seguinte, aproveitou as horas em que ficava em casa aguardando ser chamada, fez um curso à distância e finalmente voltou a ter um emprego com escalas previsíveis.

Infelizmente, há soluções que não contemplam a todos.

- [07-09-2018]