Minha irmã

- Não estou sob sua jurisdição nem reconheço a autoridade de minha irmã, milordes.

Os dois enviados da rainha entreolharam-se. Lorde Sherewsbury, carcereiro da condenada, tentou contemporizar:

- Sua alteza está em solo inglês, portanto sujeita à autoridade de sua majestade, a rainha.

- Rainha também sou. E absoluta. O fato de ter sido destronada não anula minhas prerrogativas.

- Sua arrogância será a causa de sua morte, alteza, não a sentença assinada pela rainha - atalhou secamente o conde de Kent. - No entanto, sem que isso afete a o desfecho do seu caso, cujo desenlace está marcado para amanhã pela manhã, dou-lhe uma última oportunidade de abjurar o papismo e morrer não como rainha destronada, mas como uma verdadeira mártir cristã.

- Agradeço a gentil oferta, mas a resposta continua a ser não - retrucou a condenada de forma altaneira. - Não renunciarei à minha fé.

- Que assim seja. Terá o destino reservado aos traidores e conspiradores - concluiu em tom ameaçador o conde de Kent.

Os enviados fizeram uma vênia e retiraram-se da presença de Mary Stuart, rainha deposta da Escócia. Já no corredor do castelo, Kent virou-se para Sherewsbury e comentou:

- Se ela permanecesse viva, nossa religião estaria em risco. Com sua morte, eliminamos este risco.

Sherewsbury tinha uma expressão pesarosa.

- Lamento muitíssimo este trágico desfecho. Convivi com sua alteza por muitos anos, é uma mulher de bom coração.

- É uma traidora e conspiradora - repetiu de forma incisiva o conde de Kent.

Novamente a sós com suas damas de companhia na sala de visitas do castelo de Fotheringhay, Mary Stuart tentou consolá-las, já que algumas estavam em prantos.

- Não choreis. Aceito de bom grado a minha morte se isso representar o retorno da verdadeira fé à esta ilha. Que meu sangue fertilize o solo inglês e faça nele renascer o temor e a reverência à Deus, que por aqui andam esquecidos.

E tomando no colo o seu cãozinho de estimação, um terrier Skye, acrescentou:

- Amanhã, seremos somente eu e você. Uma viagem curta, da qual infelizmente não voltarei.

O animal lançou-lhe um olhar ansioso, como se houvesse compreendido o significado das palavras. Mas Mary Stuart, embora de olhos abertos, fitava agora o vazio.

- [30-09-2017]