O significado do inverno

A caminho da Escola de Educação Física do Exército, na Praia Vermelha, nosso grupo passou pela estátua de mármore de uma mulher em trajes romanos, aspecto triste. O professor Tibúrcio nos fez parar para dar uma pequena aula de mitologia:

- Vejam que interessante, meninas! Esta é Ceres, a deusa que os gregos conheciam por Deméter. É uma deusa da agricultura, provavelmente sobrevivente de uma época mais antiga, onde as mulheres detinham o poder espiritual. E talvez mesmo, temporal!

- O matriarcado? - Indagou Selma, a estudiosa do grupo de quatro alunas.

- Talvez. Nunca saberemos com certeza, naturalmente, mas é bem possível. Um panteão de deusas comandando as vidas de todos os mortais!

- Para uma deusa da agricultura, ela parece bem triste - ponderou Lúcia.

- É que esta não é uma representação qualquer - explicou o professor. - É Ceres no inverno, quando sua filha única, Prosérpina, desce ao Submundo para viver com o marido, Plutão. Dessa forma, se explicava o porquê do inverno: eram os três meses em que Prosérpina estava afastada da mãe. E nos nove meses restantes, havia vida sobre a terra, e podia-se plantar e colher.

- Nove meses é o tempo de uma gestação - sussurrou Lúcia.

- Sim, o tempo de uma gravidez e de viver a vida. Por isso Ceres está triste no inverno, e a terra fica triste por ela também - acrescentou o professor Tibúrcio.

- Estranho alguém ter se preocupado em fazer uma estátua de Ceres no inverno, em pleno Rio de Janeiro. Será que, de repente, a estátua iria para outro lugar? Petrópolis, talvez? - Conjeturou Márcia.

- Talvez o motivo desta estátua estar aqui seja outro - comentou o professor. E, consultando o relógio de pulso:

- Só mais uma observação, antes que vocês me digam que vieram se especializar em esgrima, não em mitologia greco-romana...

- Eu adorei essa história... vou fazer de conta que a Urca é Temiscira - comentei.

- Essa é a Maria - riu-se o professor.

E apontando para o portão de entrada da Fortaleza de São João:

- Quando passarem por aquele portão, lembrem-se de todo o esforço que fizeram para chegar até aqui, das famílias, dos amigos e dos namorados que tiveram que deixar em suas cidades. Três meses pode ser um tempo longo de separação, mas espero que seja também de amadurecimento e crescimento. Quando vocês estiverem de saída, diplomadas, em condições de difundir o conhecimento aprendido, terão assimilado efetivamente a lição de Ceres. E também, do significado do inverno.

Nenhuma de nós falou nada, mas nos perfilamos à frente do professor, e batemos continência.

- Desabrochem, meninas! - Exclamou ele.

- [28-06-2017]