Seriema Xavierense

Paola jamais se interessara pela Serra do Retiro, enquanto Almir planejava ir ao topo e fotografar a natureza, lá do alto. Mari apenas sorria, pois conhecia bem a irmã. Houve um caloroso debate entre as irmãs e Almir, sobre coragem, medo e preguiça. Porém a conversa mudou de rumo, com a passagem da seriema, que estava sendo seguida pelo escultor de pedra, Lauriano, na tentativa de fotografa-la, para esculpi-la a posteriori.
   - Foto de seriema encontra-se um monte no google - ironizou o Lima.
   - Não se pode ir copiando imagens assim, não, Lima, tem direitos autorais. De mais a mais, não fale do que não tem conhecimento - retrucou Lauriano.
  A Naja garantia ser a primeira a ter visto a seriema nas ruas do Bairro Nossa Senhora da Conceição. O escultor Lauriano não quis polemizar, mas garantiu que foi a Wanda quem a viu primeiro, no quintal da casa, com uma pequena cobra no bico. Só não soube explicar como ela entrara, pois mancava de uma perna e tinha dificuldades de alçar voo. A Naja fez ouvidos moucos, como quem estava acima de "disputas que não levam a nada". Preferiu confabular com o Lima, sobre o nome que dariam à seriema. Jerusa queria consultar a Maga.
   - Que tal fazermos uma consulta popular? Perguntou a Naja.
  - Pra dar um nome à seriema? Ah, para, Naja, temos mais o que fazer - respondeu Flora.
  - Gente, não é bobagem. O animal ganhou a simpatia dos moradores, passeia pelas ruas. É um bom momento de criarmos um álibi, envolver os moradores no debate sobre nossa fauna, que está em extinção.
 - A Naja está certa - disse Isaías com em tom professoral -, apoio totalmente a ideia. Educação ambiental deve ser um tema recorrente.
  - Preferia saber quem são os donos desses cachorros, que perturbam meu sono - reclamou Paola.
  - A seriema está indo embora - alertou Mari.
 - Indo embora, como, se o lugar dela é esse eterno ir e vir - questionou Wanda -, ela tanto pode estar indo, como voltando.
   O conversa foi desarticulada com a chegada do Pê-Pê, que trazia notícias quentes do dia a dia da cidade.

Da série Outras Espécies

Imagem: MA



Pesquisa:

NOME COMUM: Seriema também conhecida como siriema e sariema
NOME EM INGLÊS: red-legged seriema
NOME CIENTÍFICO: Cariama cristata
REINO: Animal
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: gruiformes
FAMÍLIA: cariamidae
TAMANHO: de 82 a 92cm de comprimento, que vai da ponta do bico até a cauda.
PESO: 25 a 30 kg

HABITAT: áreas de cerrado, pastos e Campinas.
DISTRIBUIÇÃO: América do Sul, leste da Bolívia ao Norte da Argentina, incluindo Paraguai, Uruguai e todo o Brasil Central (Minas Gerais e Goiás) e Oriental (Piauí a Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul).
DIMORFISMO SEXUAL: os machos são mais acinzentados que as fêmeas, e estas mais amareladas.
REPRODUÇÃO: nesta época os machos lutam violentamente para disputar as fêmeas.
POSTURA: entre fevereiro e março. Os macho colaboram com as fêmeas na choca dos ovos.
OVOS: de 2 a 4 ovos

ALIMENTAÇÃO: caça todo o tipo de insetos (principalmente gafanhotos), sáurios (lagartos), pequenos mamíferos e aves que venham ao alcance de seu poderoso bico, e não gosta de se alimentar de animais mortos (...)
Se for apanhada bem pequena a seriema transforma-se facilmente num animal doméstico. Os fazendeiros costumavam criá-la em galinheiro, pois ela come pequenas cobras e dá um sinal de aviso à chegada de qualquer intruso. Hoje a seriema é protegida pelo IBAMA e é proibida sua criação em cativeiro (...)"

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/2015/12/10/seriema/