A noite é dos vaga-lumes

Arnóbio recusou o convite da turma, para uma rodada de cerveja e a prosa, invariavelmente ontológica. Ninguém fez cobranças, exceto a Maga, que lamentou sua ausência.
  - Fique lá, na companhia de seu mutismo filosófico... Silenciou antes de concluir, vendo o gesto negativo do amigo. Do grupo, era o que menos manifestava opinião sobre os temas debatidos. Ao ser inquirido, meneava a cabeça, num gesto de que nada tem importância, embora não despregasse os olhos das coxas de Maga.
  Arnóbio caminhou sem rumo, na tarde fria e silenciosa, pela estrada de terra de Coronel Xavier Chaves, em direção às terras dos Chaves, onde a natureza se revela em todo seu esplendor: flores silvestres, árvores, lagos, patos selvagens e um pôr do sol de parar a respiração.
  Sentou-se à beira do lago, absorvido pela ausência de subjetividade. Assim permaneceu até a noite invadir o dia. Ao voltar a si, deitou-se sobre a grama orvalhada, pensando que a noite é o dia dormindo. E dormiu junto com a noite. Ao acordar, ele era uma tocha iluminada por centenas de vaga-lumes, que passeavam sobre seu corpo. Agora sim, ele era um homem iluminado, caminhando nas sendas de uma noite sem fim.




Da série Outras Espécies

Notícias dos vaga-lumes


Os vaga-lumes são insetos que encantam muitas crianças. São animais bem pequenos, medindo entre 10 e 20 milímetros, diferenciando entre macho e fêmea.
O grande atrativo do vaga-lume é por emitirem uma luz, que serve como atrativo sexual. Esses animais se alimentam de lesmas e caracóis.

Os vaga-lumes ou pirilampos são insetos coleópteros das famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae, notório por suas emissões luminosas. As larvas alimentam-se principalmente de vegetais e outros insetos menores. A espécie mais comum no Brasil é a Lampyris noctiluca, na qual apenas os machos são alados.



Fonte: http://animais.culturamix.com/curiosidades/curiosidades-sobre-os-vagalumes-que-ninguem-sabe
Imagem: Cultura Mix


No ar:

A MOÇA DO VIOLONCELO (CONTOS DE AMOR E TEMOR) ESTRELAS (POESIAS). 

DOIS LIVROS PELO PREÇO DE UM. FAÇA CONTATO E PEÇA O SEU. SEM FINS LUCRATIVOS.