Baixando

- Não poderia ser mais rápido? - Perguntei, olhando depreciativamente para o imenso monitor CRT de 19" sobre a escrivaninha. Na tela, uma caixa de diálogo do navegador exibia um solitário quadradinho, à esquerda da imagem.

- Não tenho banda larga - desculpou-se Elias, sentado em frente ao teclado gasto do IBM PS/2, uma relíquia da década de 1990.

- Nesse fim de mundo, eu até entendo a internet discada... mas precisava usar o Internet Explorer... 6?

- É o único que roda nessa máquina - Elias parecia estar ficando aborrecido com meus comentários.

- Você poderia tentar o Firefox... creio que a versão 2.0 ainda funciona nesse dinossauro.

- Estou acostumado com o IE - retrucou ele com firmeza.

Na caixa de diálogo, havia agora dois quadradinhos. Preferi não olhar a informação do tempo estimado de download e a velocidade da conexão.

- Francamente, não acho que isso termine até amanhã de manhã - ponderei. - Vou dormir.

- Está bem - respondeu simplesmente Elias.

No dia seguinte, acordei bem cedo. Fui até o escritório de Elias e o encontrei sentado na frente do computador, enrolado numa manta, uma caneca de café quente na mão. Ao olhar para a tela do computador, vi que agora havia três quadradinhos na caixa de diálogo. Respirei fundo.

- Elias, isso não é brincadeira. O que foi que houve que essa coisa não termina?

Elias tomou um gole de café antes de responder.

- Mamãe ligou - ele disse, sem me encarar. - A conexão caiu, tive que recomeçar o download.

Engoli um palavrão.

- [09-05-2017]