O Papagaio Bipolar


A Maga estava convicta de que Joel* e Jael formariam uma dupla de amigos inseparáveis. O dilema era ter de enfrentar o mal humor de Isaías, que, com muito custo aceitou Joel. Mas assim como antes, a Maga estava certa que sua vontade prevaleceria. A velha tática de acariciar os cabelos do parceiro e dizer-lhe, com palavras suaves, a necessidade de proteger os seres frágeis da natureza, sempre funciona. De mais a mais, Isaías, apesar de rabugento, tem um bom coração.
    Quando Isaías chegou, foi atacado pelo papagaio falador. Não fosse a intervenção de Maga, as penas de Jael se espalhariam pela casa, pois o agredido pegou uma vassoura, para defender-se. Jael empoleirou-se na geringonça preparada por Maga e gritava feito louco. - Mas que bosta é esta, Maga? Isso aqui vai virar um zoológico. - Calma Isaías - respondeu a Maga -, o veterinário alertou-me, que Jael é portador de transtorno afetivo bipolar, ou seja, tem mudanças de humor, ora fica irritado, ora triste. É isso, Jael é bipolar. Somos nós, humanos, que causamos mal e esses bichinhos fofinhos. Já que o tiraram do seu habitat, só nos resta cuidar. É bom mesmo ir se acostumando, só não entrar em sintonia com ele. Tem hora que ele ficará tão pra baixo, disse-me o veterinário, que a gente vai junto. De repente ele fica eufórico e lá vamos nós. Basta a gente lembrar que o bipolar aqui é o papagaio, embora eu tenhs cá minhas dúvidas sobre qual é o seu transtorno, Isaías. 


* Joel é o sapo domesticado por Maga. Leia A Maga e o Joel.

Da série Outras Espécies 

Breve informações:

Expectativa Vida: Os papagaios vivem muito tempo. Se forem bem cuidados tornam-se "eternos" companheiros, pois vivem até 80 anos!
Alimentação: Na natureza, alimentam-se de frutos, sementes, nozes, bagas, flores e brotos, que procuram no topo das árvores. Em cativeiro são oferecidos, além da ração comercial, frutos, sementes e vegetais.

Esta espécie ocorre no interior do Brasil, desde o nordeste (Piauí, Pernambuco e Bahia) até o Rio Grande do Sul, passando pelo Brasil central (Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso). Também ocorre no Paraguai, Bolívia e norte da Argentina.

São aves muito procuradas como animais de estimação. Isto se deve ao fato de serem muito inteligentes e perceptivas, além de possuírem uma grande habilidade na arte de repetir palavras.

Algumas espécies: Papagaio-verdadeiro (o da imagem); Papagaio-tucumã; Papagaio-papa-cacau; Papagaio-moleiro; Papagaio-do-mangue; Papagaio-de-ombro-amarelo; Papagaio-de-cara-roxa, entre outras.


Fonte: http://www.casadopapagaio.com.br/#!papagaio/c1y2r

LIVRO, UM PRESENTE INTELIGENTE !!!!

Está no ar o meu último livro, o nono (Dois em Um): A Moça do Violoncelo (contos de mistério); Estrelas (poemas). Leve os dois por R$25,00 (frete incluso). Aos interessados façam contato com o autor.