Festa de São João.

Era noite de São João,fogos ,som da musica caipira e da gritaria do pessoal que dançavam a quadrilha...a fogueira alta e o quentão espantava o frio que Deus mandava com vontade.

Também era tempo de pereba rs,doenças de criança que se espalhavam feito pólvora naquela época ainda sem o recurso das vacinas(só pra quem podia pagar).

Eram seis irmãos de dois a oito anos e estavam com catapora,um foi passando pro outro até que todos se coçavam juntos,choravam juntos e da festa só o barulho e o cheiro da pipoca,dos doces e a imaginação os deixavam mais irritados.

Na pequena casa que divida em dois cômodos nos fundos da casa da vó,não tinha muita opção e a mãe pra poder cuidar de todos,fazia com que ficasse nas camas e pra aquieta los,coisa difícil sendo que a festa rolava no mesmo quintal,fez leite com aveia bem quentinho e docinho serviu na caneca de ágata toda descascada rs e começou a contar estórias.

A mãe tinha tido um dia cansativo,além de lavar e passar as roupas que pegava das madames da cidade,tinha que cuidar de todos doentes e ai cansada,contou uma estorinha(ela inventava),duas e as crianças queriam mais...

Ela quase dormindo,ouvindo os foguetes contou que a menina pegou a boneca,colocou foguete no rabinho dela e o gato sumiu...rs.

Todos riram e ela acordou assustada.depois riu muito e explicou.

Misturou as estorias lembrando dos seus irmãos que colocaram fogos no rabinho do gato e ascenderam...imagina a surra que levaram até hoje ela lembra.

Assim toda festa de São João me lembro dessa história e que também nunca ganhávamos dos parentes mesmo eles tendo fartura .

Etha vida difícil gente ,mais divertida algumas vezes.

E viva São João!!

Coisas de Regina

xodózinha

xodózinha
Enviado por xodózinha em 24/06/2016
Reeditado em 24/06/2016
Código do texto: T5677621
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.