Os elefantes são vegetarianos

Dormiríamos numa barraca, camuflada de folhas e troncos, em plena savana africana. O guia nos alertara o perigo, e nós retrucamos não nos importarmos de sermos alimentos para guepardos, onças, leões e outras feras. Estávamos convictos de que os elefantes nos protegeriam. Após deixar os suprimentos na barraca auxiliar, ele se despediu nos desejando boa sorte, depois de nos obrigar a assinar um têrmo de responsabilidade. O Lima ficaria encarregado de fazer a ronda, pois queria filmar o comportamento das espécies notívagas. A Maga ficou bem no meio, entre eu e Arnóbio, sob o argumento de sentir-se mais segura. Minha desconfiança de que a Maga sentia um forte atração por Arnóbio só crescia. Aquiesci, afinal não poderia cair em contradição com os meus valores, demonstrando ciume. Arnóbio sussurrava algo no ouvido de Maga, que respondia com um sorriso abafado. Dormi em seguida, sob os auspícios de sons noturnos da natureza. Lá fora o Lima certamente baforava seu cachimbo, com o rifle ao lado.Lá pelas tantas o Lima nos tirou do sono, para avisar que passos fortes se dirigiam em nossa direção. O que podemos fazer? A pergunta foi de retórica, pois só podíamos esperar para saber. Era uma manada de elefantes se aproximando. Esses gigantes não dormem? a Maga perguntou. Três horas no máximo, á noite, respondeu Arnóbio, óbvio, exibindo-se para a Maga. Exibiram suas trombas, abanaram as orelhas e deitaram em volta das barracas. Eles são a nossa proteção, garantiu o Lima, que foi dormir na barraca auxiliar, enquanto a Maga e Arnóbio tiravam fotos e os acariciavam. Venha Isaías, eles são dóceis. Sabia que são vegetarianos, como eu? Que bobagem, Maga, respondi e voltei pra barraca. A Maga e o Arnóbio preferiram passar a noite acordados, segundo me disseram no dia seguinte, para gravar o sono dos elefantes. Infelizmente não foi possível, pois a bateria da câmera descarregara.



Da série Outras Espécies.

Aos interessados em adquirir meu último livro A Moça do Violoncelo (contos de mistério) - Estrelas (poesias). Dois livros em um, duas capas laminadas, com orelhas, 176 páginas. Preço: R$25,00 (frete incluso). Para saber mais, façam contato com o autor. O miniconto acima não faz parte do livro. Trata-se de um novo projeto que estou desenvolvendo. 







Informações sobre os elefantes
:

* Os elefantes vivem em manadas, sendo que cada uma é dividida em famílias.

-* Na África, o habitat dos elefantes são os territórios do Quênia, Tânzania e Uganda. Vivem em regiões de florestas e nas savanas.

-* É o maior animal terrestre do mundo.

-* São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas de árvores, ervas, raízes, frutos e de gramas.

-* Um animal adulto ingere, em média, 100 quilos de alimento por dia.

 * Um filhote de elefante pode nascer com até 80 quilos.

* Por volta de 60 anos de idade, o elefante perde seus dentes molares (presas) impossibilitando sua alimentação e levando-o a morte.

* A caça indiscriminada do elefante africano tem levado a diminuição desta espécie, que atualmente está correndo risco de extinção.



Fonte: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/elefante.htm