O suicídio da lagartixa
Despertei-me às dez da manhã de domingo. Olho para o teto do quarto e visualizo uma lagartixa branca, daquelas de tão branca que da pra ver seu coração bater através da pele. Ela virada em minha direção, ambos nos olhando, olho no olho. De repente ela fica agitada e começa a mexer a cabeça para lá e para cá, como se quisesse dizer: - não com a cabeça.
Depois de ter feito este movimento com a cabeça em questão de segundos , ela despenca literalmente do teto, sem mais sem menos...
Levantei surpreso com a cena e percorri meus olhos para o movimento dela no chão. Ela saiu se rastejando como um jacaré, quanto está na beira de um lago e alguém se aproxima dele, ele corre logo pra dentro do lago assustado. Assim correu a lagartixa para trás da cômoda com seu rabinho intacto por incrível que pareça.
Normalmente com a queda elas desprendem a metade de sua calda, como os calangos fazem; será que eles só fazem isso apenas quando algum predador vão ataca-los?! Tavez seja isso.
Ela deve ter pensado ao correr intacta:
- Pensou que morri. Já escondida atrás da cômoda e protegida do meu olhar surpreso.
Enfim, fiquei curioso pensando ainda sonolento:
- Nunca tinha visto uma desatinada lagartixa se estabanar do teto...