MUNDO BIZARRO - 1º

O perigo das bebidas em latas

Armando Grenoble, brilhante advogado do Rio de Janeiro, tinha uma confortável casa em Angra dos Reis, onde costumava passar os fins de semana com amigos e família. Ao sair na elegante lancha “Indomável” com os amigos, num domingo de agosto de 2000, levou na geladeira da embarcação latas de cerveja e refrigerantes. No dia seguinte, estava internado na UTI de um hospital no Rio, e morreu na quarta-feira.

Era um atleta, adorava a vida, que vivia com intensidade. O exame do corpo atestou a causa mortis como sendo leptospirose fulminante, contraída na lata de cerveja que ele havia tomado, sem copo e sem canudo, no barco.

O exame das latas atestou que estavam infestadas de urina de ratos e, conseqüentemente, contaminadas pela terrível leptospirose.

Out/2000.

Prefeito bonzinho

O prefeito de Cachoeira do Piriá, no estado do Pará, Ademir Fonseca de Araújo, que era também candidato à reeleição, foi preso às vésperas do dia das eleições gerais (1º turno) de 2.000. Numa blitz da Polícia Rodoviária Federal, pois o Sr. Ademir carregava em sua camioneta cerca de 5.000 títulos de eleitor e uma urna eletrônica do município de Capanema , além de uma arma sem registro. Estava acompanhado de um funcionário da comarca eleitoral de Viseu, também no estado do Pará.

O prefeito disse que estava dando uma carona ao funcionário. Araújo foi solto no mesmo dia, depois que o delegado recebeu um documento da Justiça declarando que o prefeito estava autorizado a acompanhar o funcionário, que levava a urna e os títulos para Capanema.O prefeito pagou fiança pelo porte ilegal da arma.

Nov/2000.

Candidato roqueiro

Entre os perdedores recordistas nas eleições de 2000 está o roqueiro Serguei. Ele faz o tipo maluco beleza e só teve nove votos na cidade de Saquarema, estado do Rio. Parece que nem os amigos nem a família votaram no excêntrico candidato, que, aliás, jamais decolou como cantor. Sua fama vem por ter namorado Janis Joplin e paquerado um amigo holandês, em memoráveis affairs da década de ’70. Com 67 anos, Sérgio Augusto Bustamante propôs uma superada plataforma eleitoral: “Rock-and-roll para todo mundo”. Dado o resultado das urnas, conclui-se que em Saquarema o povo gosta mesmo é de pagode.

Out/2000.

A volta do cassado

A candidatura do presidente cassado Fernando Colllor a prefeito de S. Paulo foi apenas um balão de ensaio para ver a quantas andava a sua “popularidade” . Entretanto, gerou uma série de comentários e farpas dos adversários. A um jornalista de O Estado de S. Paulo, que perguntou se sua candidatura não seria um tanto “exótica”, Collor deu a seguinte resposta : “ Exótico é o seu editor-geral, que foi preso por assassinar uma mulher”. Após o debate, o deputado federal José Genoíno aconselhou a internação do ex-presidente, afirmando: “O Collor está completamente louco”.

Set/2000

Réplica de navio não funcionou

Para as comemorações dos 500 anos do descobrimento, no 1º semestre de 2000, foi construída uma réplica da nau capitânia da esquadra de Cabral. O projeto consumiu R$ 2,3 milhões , que saiu do Ministério dos Esportes e Turismo. A contratação foi feita sem licitação pública e resultou num verdadeiro fiasco do governo federal. Com toda a tecnologia deste final de milênio, a réplica da caravela de Cabral simplesmente não conseguiu nem sair do porto.

Mai/2000

Testamento hipológico

O testamento do senador Darcy Ribeiro (falecido em fevereiro de 1997) é uma verdadeira peça rara. Entre outras excentricidades, o senador incluiu como seu beneficiário o cavalo Preto, um manga-larga do sítio Tira-Teima, propriedade do falecido. “Meu cavalo preto fica aposentado, com direito de comer o capim que achar até o fim da vida” foram as palavras textuais do grande antropólogo. Assim, a vida mansa do Preto começou em ’97 e não tem prazo para acabar. Dura enquanto o animal viver. O caseiro do sítio em Maricá, estado do Rio, que sempre cuidou de Preto, é agora o executor do testamento, na parte que garante liberdade, comida e assistência ao feliz animal.

Fev/2000

Projetos federais

Deputados e senadores de Brasília preocupam-se com o dia-a-dia dos seus eleitores. Em novembro de 2000, o senado aprovou projeto que proíbe a expressão “ boa aparência “ nos anúncios de oferta de emprego. A lei vai beneficiar, sobretudo, as Raimundas de todo o Brasil, que são feias de cara, mas... competentes em outras áreas.

Durante anos, tramitou pelo Congresso (Câmara de Deputados e Senado Federal) um projeto de lei que obrigava servir cafezinho a todos os alunos que recebessem a merenda escolar em todo o Brasil. O projeto foi arquivado por decurso de prazo, ou seja, demoraram tanto a chegar a uma conclusão sobre o assunto que o projeto de lei caducou.

Nov/2000

Laços de Família

O juiz-ladrão Nicolau dos Santos Neto tem uma família da qual pode se orgulhar. Após ser delatado pelo genro Marco Aurélio de Oliveira porque o sogro se negou a dar-lhe dinheiro, fugiu na companhia da mulher, que não agüentou o “exílio” e convenceu-o da necessidade de se entregar. Da parte de outro genro recebeu o maior apoio: Francisco Azevedo, advogado (Que classe unida !) que vivia com a filha mais velha do juiz por ocasião do golpe do sogro, ajudou-o a se esconder durante os oito meses em que esteve foragido da Polícia Federal.

Dez/2000

Dinheiro Previdencial

No maior golpe aplicado na Previdência Social do Brasil, a mentora Jorgina de Freitas saiu-se bem. Advogada (Ops! Outro profissional da lei, fora da lei!) organizou uma quadrilha que desviou cerca de 1 bilhão de reais (R$ 1.ooo.ooo.ooo,oo) da Previdência e passou por incríveis peripécias. Condenada, fugiu para o exterior, negociou de seu tranqüilo “exílio” na Costa Rica o retorno ao Brasil, onde passou alguns anos na prisão e está cumprindo o resto de sua pena em regime semi-aberto.

Do bilhão roubado, a polícia brasileira só recuperou até agora cerca de cem milhões de reais, ou seja, apenas dez por cento do dinheiro . As autoridades judiciais prevêem extrema dificuldade na recuperação do restante, depositado em centenas de contas, em muitos “ paraísos fiscais” espalhados pelo mundo todo. Assim, Jorgina vai passando o tempo, esperando apenas o dia em que , graças às benesses das leis brasileiras, poderá usufruir, tranqüilamente, das praias do Caribe às lojas sofisticadas de Londres, Paris e alhures, os novecentos milhões de reais que previdencialmente guardou em bancos no exterior.

Dez/2000

Poupança Premiada

Sob a magistral direção de seu presidente, Sr. Emílio Carrazai, a Caixa Econômica Federal – CEF ou simplesmente Caixa, como quer ser conhecida – lançou a Poupança Premiada. A idéia é premiar os poupadores com uma série de prêmios, transformando a poupança da Caixa numa espécie de loteria, no que, aliás, a Caixa é imbatível. A projeção inicial foi de uma captação de depósitos no montante de dois bilhões de reais até o fim do ano, mas o que se viu foi um total desinteresse por parte dos poupadores-apostadores. Até o final de dezembro de 2000 o projeto não atraiu sequer R$ 200 milhões. É oportuno ressaltar que a Caixa investiu R$ 160 milhões no empreendimento.

Dez/2000

===*===*===*===

Direitos Autorais Registrados pelo autor:

ANTONIO ROQUE GOBBO (ARGOS)

Belo Horizonte, 18 de dezembro de 2000

MILISTÓRIAS © e ARGOS © são marcas literárias registradas

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 15/03/2014
Código do texto: T4729560
Classificação de conteúdo: seguro