Monóculo
O passado é uma terra estrangeira.
Robert Darnton, historiador norte-americano.
MONÓCULO
Enquanto não inventam algo mais sofisticado, o monóculo continuará a ser minha máquina do tempo. Coloque o olho ali e se transporte para terras familiarmente estrangeiras.
VERÃO
Banho de mangueira na varanda, empinar pipa na laje, jogar futebol na rua. Esse era o itinerário da minha infância.
SOM DA RUA
A voz grave arranhando as frases dá a impressão de que a vendedora de pastel é a Elza Soares.
TÁ DIFÍCIL
O tio á procura de emprego desabafa coisas que só farão sentido depois. Daqui á 12 anos para ser preciso.
SÃO SEBASTIÃO
A procissão do santo flechado passa pela orla da praia. Iemanjá manda um abraço.
FOGUETÓRIO
Comemoro os fogos, afinal se estão soltando é porque hoje é dia de algo importante. Só não sabia que era algo importante pra polícia.
NOVELA
Meu avô diz que não gosta, mas só vai dormir depois de ver a das dez.
VIAGEM
Quando chegávamos no Espírito Santo o tempo mudava. De repente, em um dia cabiam passeios na cidade, andar na pedreira, ordenar a vaca, moer a cana e contar lorota.
APAGÃO
O quarteirão inteiro virava trevas, mas se você forçasse um pouco mais a vista poderia ver a chama das velas como estrelas numa noite de lua.
RUA ALEGRE
Saudade de quando sentávamos na calçada e contávamos as lagartixas que iam aparecendo no muro do vizinho, enquanto o pessoal passava.
PIQUE-ESCONDE
Vamos brincar de pique-esconde? Vamos, mas só vou contar até três!
SEGREDO
O que mais intrigava eram os silêncios. Por que todo mundo fica calado quando a tia visita a casa? Sempre deixei a pergunta pra depois.
HÁBITO
O vizinho me fez odiar Fafá de Belém ao ouvir a mesma música todo dia, no mesmo horário. "Uma leira, uma esteira, uma beira de rio..."
ESCOLA
A única coisa legal na escola eram os gansos que encontrava no meio do caminho. Eles lembram a professora de Matemática.
MANIA
Pode acontecer o que for, mas tenho que desvirar o chinelo. Mamãe ficou doente uma vez porque usei ele virado pra cima pra marcar o gol na campinho.
PRIVACIDADE
Meu avô deixava os passarinhos na garagem. Coleiro, trinca-ferro, canário belga, sabiá. Antes de ir dormir guardava eles no banheiro, por isso nunca senti muito confortável na hora de tomar banho.
COPA
A rua ganhou um teto verde e amarelo de fitinhas. Ganhamos a copa, mas perdemos o bolão.
VOU TENTAR, SENHORA
Uma senhora me pediu: "Você é muito novo para ser saudosista. Deixe isso com os velhos se não nós perdemos nosso trabalho!"