SINISTRO, DIZ Tótoli EXPLICANDO SOBRE A ESCULTURA Tlaloc

SINISTRO, DIZ Tótoli EXPLICANDO SOBRE A ESCULTURA Tlaloc - quando um canto surgiu em meio ao silêncio lhe interrompendo a tal leitura. A princípio imaginou ser de uma rã chamando por serpente.

O que mais coincidiu e assustou Tótoli, foi o fato de a escultura falar justamente de serpentes...

Voltando falar da rã: disseram a Tótoli, que rãs chamam serpentes...

Tótoli se sentiu curioso em verificar, mas não foi porque não é serpente, então preferiu ouvir com mais cautela e atenção pra realmente saber se se tratava de uma rã. Porém, se surpreendeu ao identificar após raciocínio de que se tratava de uma espécie de pássaro mais conhecida popularmente por (Cambaxira). Mas sem cem por cento de certeza a identificação por não ter ido conferir. Achou muito estranho e rapidamente pegou sua pequena Bíblia de cor caramelo e abriu aleatoriamente pra ler um versículo. Ao tocar na Bíblia e abri-la, por incrível que pareça o canto do qual estava ouvindo, se calou imediatamente e bateu em retirada.

Tótoli parou de folhear a Bíblia parando em um versículo de Provérbios. Leu.

E, logo depois fez questão de expor o que estava lendo sobre a tal escultura Tlaloc: - Representa uma estátua originária do México que se acredita datar do período asteca. O último antes da conquista. Os estudiosos pensam que ela representa um deus da chuva, cujo nome era Tlaloc. Nessas regiões tropicais, a chuva as safras podem-se perder e elas correm o risco de morrer de fome. Não admira que o deus das chuvas e trovoadas assumisse, no espírito dessa gente, a forma de um demônio terrivelmente poderoso. O raio que surge das entranhas do céu parecia ser, na imaginação desses povos, uma enorme serpente e, por isso, muitos povos ameríndios consideravam a Cascavel um ser sagrado e poderoso. Se observarmos mais atentamente a figura de Tlaloc, vemos, de fato, que a sua boca é formada por duas cabeças de cascavéis colocadas frente a frente, com suas grandes e venenosas presas sobressaindo das mandíbulas, e que o nariz também parece ser formado pelos corpos retorcidos das cobras. Talvez até os olhos possam ser vistos como serpentes enroscadas. Vemos até que ponto a ideia de "construir" uma face a partir de determinadas formas pode afastar-nos de nossas ideias de escultura que reflita fielmente a vida real.

Finaliza Tóroli em tom reflexivo:"É de arrepiar!..."