* Na calçada *

NA CALÇADA

"Ora (direis) ouvir estrelas..." (O. Bilac)

Noite, garoa fria. Caminhava ele, absorto, pela calçada próximo à sua casa. Súbito, percebeu algo brilhante na calçada. Curioso, aproximou-se. Era uma estrela! Surpreso, recolheu-a e colocou-a no bolso.

Levou-a rápido para casa. Sentou-se, colocando-a sobre a mesa. Pôs-se a escrever o que ouvia da estrela.

Disse-lhe ela:

-Sou uma estrela cadente. Nós, estrelas, habitamos a vastidão do infinito. Os humanos se encantam ante um céu estrelado. Parecemos muito próximas, mas é ilusório. Nossa solidão é infinita, por imensas distâncias. O cintilar é nossa dor que lateja... Vocês são muitos e vivem muito próximos. Porém... também estão tão distantes uns dos outros, distanciados por preconceitos, desamor, indiferença: fazem guerras, matam-se entre si, desconhecem o verdadeiro amor e a convivência pacífica, com raras exceções. Você encontrou-me na calçada e me acolheu. No entanto, solidão por solidão, prefiro o infinito, para onde estou voltando. Sinto-o também solitário e triste. Quer partir comigo?

Ele tudo anotou. Envolto em encantamento e emoção, o homem não vacilou. Subiu no brilhante rastro da estrela e com ela foi-se... Lá, ele escreve tudo o que está "escrito nas estrelas"...

Nunca mais foi ele visto...

__________________________________________________________

Agradeço à ÁDRIA COMPARINI, a trazer nobre forma de combate à solidão:

ESTRELAS SOLIDÁRIAS

Tempos da vida... batia a solidão,

As lágrimas escasseando, secando...

Tantas perdas, dores... paixão,

Ao acabarem, o coração esvaziaram..

O que se via eram pessoas sem chão,

Pois os filhos partiram, eles afrouxaram,

O que restara eram marcas na amplidão,

Mas minhas amigas com alegria se encontraram,

Restaram laços antigos de amizade,

Criaram outros preciosos, delicados,

Uniram-se em favor dos necessitados.

Mulheres solidárias, com tenacidade,

Iniciaram uma vida nova com Jesus,

Qual estrelas unidas em radiante luz!

____________________________________________________

DAVID S WAISMAN interage com belo conto, uma parábola sobre a paz, com muita criatividade. Muito agradeço.

Dos céus infinitos desceu uma pomba branca. A pousar nas doces areias da esperança, encontrou uma estrela-do-mar.

"O que faz aqui uma estrela como você?", indagou a pomba. "Venha comigo aos espaços astrais, onde em noites claras brilham todas as estrelas".

Respondeu a estrela-do mar: "Obrigado, mas prefiro ficar no oceano, onde talvez meu brilho individual não seja percebido, mas o brilho coletivo das estrelas se reflete nas águas, formando espumas que trazem às praias a promessa do amor".

E assim dizendo, voltou a estrela ao mar, desaparecendo entre as ondas.

Ficou a pomba mais um minuto a contemplar o mar. Encontrando uma nova folha de oliveira, levou-a à humanidade faminta de mensagens de paz.

_________________________________________________

gajocosta
Enviado por gajocosta em 24/04/2017
Reeditado em 02/04/2018
Código do texto: T5979966
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.