Parei na rota de um beija-flor
Parei na rota de um belíssimo beija-flor. Já o flagrei diversas vezes introduzindo o bico, e se deliciando da exuberante flor vermelha, que brotou de uma popular árvore de espessura delicada e tamanho média. ( Não sei o nome da tal árvore ).
Eu ao meio da rota do beija-flor costumeiro de fazer seu percurso veloz. De repente o vejo parar ao ar com seu voou único, fenomenal para beijar a flor. Mas ao notar minha presença, se assustou e voou para cima da antena digital. De lá ficou parado a observar. Demorou alguns minutos e logo iniciou um exibicionismo "territorialista". Fez ao ar uns vôos com a leveza e elegância de um bailarino profissional.
Via-se a velocidade de suas asas a formação de uns oito deitados. Demonstrou uma habilidade única, ora voava para trás, ora para frente. (Único pássaro que já vi voar para trás ). Feito o espetáculo gratuito, posou na antena novamente a observar.
Visto o espetáculo - aplaudir mentalmente encantado. De imediato o entendi: - O estragar prazer era eu.
O beija-flor queria cumprir sua missão : - introduzir o bico na delicada e bela flor. Ele viu que não sai de sua rota, fez mais uma dança ao ar de despedida e se mando velozmente. Porém, deixou esclarecidamente em meu entendimento ao observá-lo : - Que voltará brevemente a beijar, a belíssima flor.