A sabia fêmea correndo de sexo
Em frente à janela do escritório localizado em Laranjeira ( Rj ), ao lado tem um terreno com uma mangueira gigantesca , e sempre ouvimos canto dos pássaros sabia laranjeira. No entanto, como de costume abrimos à janela. Em um desses dias ao abri-la, levei um susto. Próximo à janela passa o muro que divide o terreno do escritório. Procurei de onde vinha um som sussurrante e estranho, e vi andando rapidamente por cima do muro uma sabia, ela se inflo toda ficando gordinha, então como não percebi de imediato de que se tratava de uma sabia , confundi-a com uma ratazana. Mas ela voltou andando por cima do muro em minha direção temerosamente. E logo pude ver o macho vindo da mangueira à direção dela. ( Provavelmente ela não estava a fim de dar uma 'tranzadinha', ou melhor, fazer sexo.), mas quando o pássaro macho notou minha presença à janela, ligeiramente voltou ao pé de manga.
A fêmea ao me vê, se assustou e saiu voando para outro lado. Enfim, escapando do macho ao cio.
(A cena rara de ser vista com frequência durou menos de dois minutos. Depois o sabia ficou lá da mangueira cantando sem parar.)
Fiquei sabendo que os machos ficam cantando para conseguir conquistar as fêmeas. Pensei ao ouvi-lo cantando:
- Ele deve tá me xingando pra cacete por sem querer ter atrapalhado seu fast love! Ah, ah!...