Um dia bom em um lugar tranquilo e um ataque de águia faminta...

Fui a um sítio em um dia de sábado. O sol excelente, iluminado, entusiasmatico, e um céu esplendido , totalmente azul, sem nenhuma nuvem.

Caminhei lentamente levando em uma das mãos a latinha de refrigerante. Parei na borda da piscina e escolhi uma cadeira para se sentar e usufruir o momento agradável que o belo dia me proporcionou. Já acomodado confortavelmente em uma das cadeiras apropriadas para tal fato, sentado continuei apreciando lentamente o refrigerante gelado. Vi que a piscina tinha poucas pessoas. Divertiam-se duas crianças; um idoso praticava exercícios na água com a orientação de uma mulher ; próximo de mim, em uma mesa à esquerda, um casal jovem consumia cerveja acompanhado de um tira gosto.

Enfim, ali curtindo o ambiente tranquilo e descontraído, presenciei uma cena da natureza fantástica. Posou um pássaro da espécie bem-te-vi no topo de um pé de mangueira. Ele batia as asas freneticamente e disparava um canto de alerta para outros pássaros, como se quisesse avisa-los que por perto havia um predador. Logo, ouvi outro canto: Era de uma águia. Direcionei o olhar para o céu, pude vê -la e acompanhar sua trajetória. Ela rodeava o pé da mangueira estrategicamente. O bem-te-vi já não se encontrava mais ao topo da árvore. Na medida em que a águia sobrevoava em torno da árvore, ela dava um canto demostrando sua presença. De repente ela da um mergulhão espetacular. (Fez iguais aqueles patos d'águas mergulhadores, que pegam seus peixes ao mar, dando mergulhos velozes e de pura precisão e eficiência, sem dar chances ao alvo).

Assim foi o mergulho da águia até o interior da mangueira. A árvore se balanço toda após a águia se infiltrar em seu interior. Em questão de segundos, a predadora saiu voando com um filhote de pássaro em uma de suas garras afiadas. Nisso, apareceu um bem-te-vi, não sei se era o mesmo que estava ao topo da árvore dando o alerta. Ele atacava a águia e começava a dar bicadas nas costas da predadora. Ela voava com dificuldade e bem baixo,por conta do peso em sua garra poderosa. No entanto, ela continuou levando algumas bicadas, mas não soltou o filhote preso de sua garra. Por fim, o bem-te-vi recuou e a águia saiu quase totalmente ilesa com seu alimento garantido e com a vitória de uma caçada bem sucedida.